Wadson Ribeiro assume a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais

A convite do governador de Minas Fernando Pimentel, o presidente do PCdoB-Minas e ex-deputado federal, Wadson Ribeiro, assumiu nesta quinta-feira (2) a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). O novo ouvidor-geral também terá as atribuições da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fórum Regionais.


Wadson Ribeiro assume a Ouvidoria do Estado de Minas Gerais - Foto: Marcelo Santanna / Imprensa MG

Segundo Wadson, a indicação é motivo de grande alegria para os comunistas mineiros e também mostra o aumento da responsabilidade do Partido no governo. “O PCdoB integra a base de apoio do governo Pimentel e participa desde o início de seu mandato do primeiro escalão do governo. A posse é o reconhecimento do nosso trabalho e também das nossas responsabilidades com o povo mineiro”. Além da OGE, o PCdoB também está à frente da Secretaria de Turismo, através do deputado estadual Ricardo Faria.

Em sua posse, o novo secretário afirmou que a Ouvidora é um importante canal de comunicação da população com o governo. “A Ouvidoria tem um caráter muito democrático porque permite que o cidadão participe do governo, fazendo sugestões, críticas, denúncias e até mesmo elogios. Isso é condizente com um dos objetivos principais do Governo de Minas Gerais que é exatamente ouvir para governar”.

O novo secretário elencou como um dos desafios de sua gestão dar mais agilidade ao todo processo de comunicação. “Nosso objetivo é fazer com que toda essa participação da população encontre canais mais dinâmicos de manifestação e mais ágeis. Nossa meta é não ter nenhum tipo de passivo em relação às respostas dos questionamentos dos cidadãos”.

Em 2016, a Ouvidoria-Geral do Estado recebeu 24.909 demandas da população mineira, o maior número anual de manifestações da história da OGE. Desse total, 77,27% já foram respondidas ao cidadão. Outros 22,73% encontram-se em tramitação em outros órgãos do Estado. “O recorde de demandas e de respostas da Ouvidoria no ano passado significa que existe um forte compromisso e cuidado com as questões levantadas pelos cidadãos”.