Mundo

7 de fevereiro de 2017 - 9h39

Rússia alerta EUA sobre riscos de mexer em acordo nuclear com Irã

Foto: Jussi Nukari/AFP
   

"Meu conselho aos colegas americanos sobre o acordo nuclear é muito simples: não tentem consertar o que não está quebrado", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em entrevista à imprensa local.

Ryabkov afirmou que reescrever o pacto, apoiado ativamente pelo ex-presidente Barack Obama, "abriria uma caixa de Pandora". "Seria arriscado demais tentar abrir um novo processo sobre um tema tão importante e buscar novas condições para o acordo", completou, lamentando as sanções contra o Irã ao afirmar que o teste com o míssil realizado na semana passada não viola o acordo nuclear.

Após o lançamento de um míssil balístico na terça-feira (31), Trump estabeleceu sanções contra 13 pessoas e 12 entidades relacionadas com o programa de mísseis de Teerã na semana passada. Ele também declarou que o Irã estava “brincando com fogo” e deveria estar “agradecido” pelo “terrível” acordo nuclear assinado por Obama.

Por sua vez, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou que o governo está avaliando se manterá o acordo nuclear com o Irã. "Acredito que o presidente tomará essa decisão nos próximos dias. E ouvirá todos seus assessores. Mas vocês não devem se equivocar. O presidente tem tal determinação em suas decisões que conviria ao Irã pensar duas vezes antes de suas constantes ações hostis e beligerantes", ressaltou Pence.


Fonte: Opera Mundi

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais