Após audiência de conciliação, greve dos servidores pode terminar

Ao completar 37 dias em greve, os servidores municipais de Florianópolis, obtiveram um grande avanço nas negociações durante audiência de conciliação com a administração municipal, realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina na manhã dessa quarta-feira (22).

Revoga Gean Foto: Giovanni Vellozo - Foto: Giovanni Vellozo

O prefeito Gean Loureiro (PMDB) se comprometeu a enviar projeto de lei complementar à Câmara Municipal que altera substancialmente a sua proposta para o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos trabalhadores.

Em linhas gerais, esta proposta reincorpora ganhos históricos da categoria e se aproxima bastante do Plano aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 2014, uma grande conquista dos servidores municipais que o prefeito Gean desmontou completamente com a Lei 597/17, aprovada em janeiro na Câmara.

Ainda assim, alguns pontos do acordo ainda não ficaram claros e a maioria dos servidores na assembleia realizada à tarde preferiu estudar o documento e decidir sobre continuidade ou fim da greve hoje (23), em nova assembleia às 13h.

Com a maior paralisação da história do município e a adesão de mais de 80% dos servidores, Florianópolis mostra sua força e vira exemplo nacional de resistência no embate que está sendo travado em diversos municípios contra o desmonte do serviço público.