Bloco Popular Fora Temer foi na abertura do carnaval do Rio

Na sexta-feira (24) cerca de 15 mi pessoas, segundo os organizadores, participaram na Cinelândia, Centro do Rio do desfile do ‘Bloco Popular Fora Temer!'.

Bloco Popular Fora Temer - Foto: APN

Com muita alegria e irreverência os participantes já na concentração na escadaria do Theatro Municipal do Rio expressavam seu descontentamento com o governo neoliberal de Michel Temer que implementa de forma antidemocrática uma agenda de desmonte do estado social no Brasil garantido na constituição de 1988, com proposta de retrocessos trabalhista e previdenciários. Além disso, os presentes também demonstraram sua insatisfação com a crise financeira do Estado do Rio Janeiro que provoca atraso de salários do funcionalismo ativo e inativo, a venda da Cedae, o abuso aos direitos humanos e indígenas, anulação do impeachment e pela volta da presidenta Dilma Rousseff à Presidência da República, entre outros temas.

O evento que recebeu apoio de sindicatos e centrais sindicais contou com a adesão de entidades representativas de movimentos como de Mulheres, LGBTs e Negro: Sisejufe,Sindicato dos Moedeiros, Sintsaude, Sindpetro NF, Sindipetro-RJ, Sindipetro Baixada, Sindicato dos Comerciários-RJ, Senge, Bancários Baixada, Federação dos Bancários, CUT-RJ, Axé pela Democracia, Sindmetal- RJ, TransRevolução, Rede Articulação Brasileira de Gays Artgay, Central Nacional LGBT, CMP LGBT, Setorial LGBT do PT.

A programação artística, iniciada a partir de 17:30, apresentou na abertura do ato o grupo de afoxé, o ‘Axé Pela Democracia’ seguido pela a Banda de Fanfarra da Harmonia e componentes da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. A marchinha ‘Larga o Osso’, hino oficial do bloco, cantado por Maíra Santafé e Nelson Christo (autor) deu o tom da festa que teve o cortejo foi encerrado na Lapa

De forma direta e indireta integraram na iniciativa: ‘Boêmios da Lapa’, ‘Bloco dos Bancários’, ‘Bloco de Segunda’, ‘Bloco Berço do Samba ‘,‘Meu Bem Volto Já’, ‘Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo’, ‘Bloco Largo do Machadinho, Mas não Largo do Suquinho’; ‘Bloco dos Impussivi’ ‘Bafafá’, ‘Bloco Carmelitas’, ‘Bloco Tá Pirando, Tá pirado, Pirou’;‘Põe na Quentinha?’, ‘Ocupa Carnaval’, ‘OcupaMinc-RJ’,’Reage Artista’, ‘Bloco Os Infiéis’, ‘Banda da Harmonia, ‘Prata Preta’, ‘Bloco Sociedade Embaixadores da Folia’, “Botequim Vaca Atolada’,’Bloco Damasco Seco de Maricá’, ‘Volta Pra Quê?’, ‘Inimigos do Império’ , Bloco Égua de Lumiar, e ‘Comuna que Pariu’, entre outros.

O evento que foi criado a partir de Facebook contou com mais de 7 mil confirmações de presença, e ainda 16 mil pessoas interessadas. O ‘Bloco Popular Fora Temer!' também ganhou destaque na imprensa internacional, ao contrário da tradicional mídia brasileira que faz questão de ignorar a insatisfação popular com o atual governo. Emissoras de televisão como a Telesur, ZDF (Alemanha) e Canal 24 (França) estiveram presentes com seus respectivos correspondentes, que registraram o “Blocato” carioca.