Salário do trabalhador chinês triplicou em uma década

O crescimento econômico da China nos últimos dez anos elevou o salário médio pago pela indústria aos trabalhadores. No período, os salários chineses triplicaram, segundo a consultoria Euromonitor International.

Produção industrial da China manterá crescimento estável

Os dados foram publicados em matéria da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (27). Ainda de acordo com analistas, o aumento da produtividade pode elevar ainda mais os salários na indústria do país asiático, para o patamar de países que são tradicionalmente considerados de renda média.

A pesquisa aponta que a elevação dos salários chineses contrrastam com a estaganação da reda dos trabalhadores na América Latina, onde os salários estão estagnados por contra a crise econômica e de medidas de retrocesso.

"É impressionante como a China se saiu bem comparado com o resto do mundo", afirmou Charles Robertson, economista-chefe global da Renaissance Capital, banco de investimento que tem os mercados de países emergentes como foco.

"Ela está convergindo para [os patamares] do Ocidente, enquanto muitos outros mercados emergentes não conseguiram."

De acordo com o levatamento, os salários por hora na indústria chinesa triplicaram entre 2005 e 2016 para US$ 3,60.

A pesquisa foi baseada em dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), pela Eurostat (a agência de estatísticas da União Europeia) e de agências nacionais de estatísticas.

Os trabalhadores industriais da China estão entre os mais bem pagos do país asiático.