Fortaleza: Sessão Solene irá homenagear 95 anos do PCdoB 

O aniversário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será comemorado na próxima quinta-feira (23), em Sessão Solene que acontecerá na Câmara Municipal de Fortaleza, a partir das 19h. A homenagem foi proposta pela vereadora comunista Eliana Gomes e marca os 95 anos do mais antigo partido político em funcionamento no país.

Fortaleza: Sessão Solene irá homenagear 95 anos do PCdoB

Para a atividade, foram convidados representantes institucionais, entidades de classe e estudantis, além de partidos políticos e parlamentares.

O evento também irá aprofundar discussões sobre a atual situação política nacional, reafirmando o posicionamento do partido em relação à conjuntura diante de reformas que caçam os direitos previdenciários e trabalhistas do povo brasileiro.

Partido completa 95 anos

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o mais antigo do país e passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia entre os anos de 1972 e 1975. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade.

Em sua história recente, o partido teve papel decisivo na derrota do projeto neoliberal instalado no Brasil a partir dos anos 1990. “O PCdoB participou do projeto que tirou milhares da pobreza e desenvolveu o nosso país, durante os mandatos do presidente Lula e da presidenta Dilma. Foi ainda um dos braços da resistência ao golpe que tirou do poder indevidamente a presidente Dilma Rousseff. Tenho orgulho de afirmar que faço parte deste partido. É uma das forças firmes na luta contra o retrocesso nos direitos sociais e trabalhistas, que está sendo implementado pelo Governo Temer”, destaca Eliana Gomes, propositora do evento.

Serviço

Sessão Solene em homenagem aos 95 anos do PCdoB
Quinta-feira (23/03), às 19h
Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro)