Ao completar 95 anos PCdoB-PI concentra atuação na juventude

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 95 anos de existência neste sábado (25). Na sexta-feira (24), uma sessão solene alusiva ao aniversário da agremiação foi realizada na Câmara Municipal de Teresina-PI. Com um histórico de participação em movimentos sociais e lutas políticas, o partido tem apostado na juventude para renovar seus quadros e garantir a presença nas discussões.

PCdoB PI - Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com

A jovem Isadora Cortez, membro da direção estadual, é uma das militantes mais atuantes da juventude comunista no Piauí. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Piauí e estudante de Direito em uma faculdade particular de Teresina, ela destacou momentos históricos do PCdoB em seus quase 100 anos de existência.

“É quase um século de luta e mobilização em defesa do povo brasileiro, dos interesses nacionais e da democracia. Desses 95 anos nós só temos 31 de legalidade ininterrupta, pois nesses anos o partido chegou a ter seu registro cassado. O PCdoB sempre participou das grandes mobilizações, como a luta pela redemocratização do país, das Diretas Já e todas as lutas em defesa do povo brasileiro”, falou.


Filha de militantes, Isadora destaca legado do PCdoB (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Ainda conforme Isadora, o atual momento político do país tem realçado a característica de resistência do partido. Ela lembrou que no Congresso Nacional a sigla é representada por apenas 11 deputados federais, mas que tem se pautado por uma atuação contra as medidas que ela considera serem antidemocráticas adotadas pelo atual governo.

“O PCdoB sempre é chamado nos momentos mais difíceis do país e mesmo tendo uma bancada pequena consegue ter uma representatividade no Congresso Nacional. Nesse momento de diminuição das perspectivas para a juventude, cada vez mais nós somos chamados a responsabilidade. A gente faz o convite para que os jovens participem da política”, disse a militante que também integra a União da Juventude Socialista (UJS).

Outro que também falou sobre a importância da presença jovem na política e destacou o legado do PCdoB foi Cássio Borges. Ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí, ele disse que o partido deixou sua marca em todos os episódios recentes da política brasileira.


Cássio fala do legado no movimento estudantil (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“É um partido que ao mesmo tempo é 95 anos de idade, mas também é muito jovem em todas as suas bases. Temos grande atuação no movimento estudantil, na juventude e vamos contribuindo também para as lutas de toda essa grande parcela da população brasileira que são os jovens. Somos um partido enraizado nas lutas do povo”, falou.

O PCdoB foi fundado em 25 de março de 1922 e contava, na época, com apenas 73 militantes. Hoje, já tem mais de 390 mil filiados em todo o país. Em Teresina, o partido conta com um vereador na Câmara. Enzo Samuel, eleito com 2.594 votos em 2016, voltou a garantir assento comunista no parlamento municipal após oito anos.