PCdoB – MA realiza ato de anversario do Partido 

A tônica do ato girou em torno da manutenção dos princípios e da organicidade do PCdoB mesmo estando no governo do Maranhão

Aniversario PCdoB - Fotos: Ariosvaldo Baêta

O PCdoB maranhense realizou ato em comemoração aos seus 95 anos de história na noite desta segunda-feira (27) no Hotel Grand São Luís Hotel. Estiveram presentes os deputados estaduais do partido Ohtelino Neto, Marco Aurélio, Ana do Gás e Levi Pontes. O deputado federal pedetista Weverton Rocha também esteve presente. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e o de Paço do Lumiar, Domingos Dutra também prestigiaram o evento.

A tônica do ato girou em torno da manutenção dos princípios e da organicidade do PCdoB mesmo estando no governo do Maranhão. O presidente estadual do partido, Márcio Jerry, fez questão de salientar que o partido mantém suas características e o governo comunista no Maranhão reforça direitos. “Há uma ideia que vira força e vira um movimento real. A tarefa de seguir mudando. A tarefa principal é e continuará sendo do nosso PCdoB de seguir mudando a realidade social. Faz alianças mas não perde o rumo, por mais que tenham tempestades”, afirmou.

Jerry conclamou a militância para continuar lutando contra as retiradas de direitos promovidas pelo governo Michel Temer. Ele salientou o enfraquecimento dos movimentos conservadores, haja visto o fracasso das manifestações do último domingo (26). “Colhemos o sinal das ruas. A rua da direita está murchando. E é este esvaziamento que nos chama a ocupar as ruas por uma agenda social contra esta agenda conservadora”.

O PCdoB

Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. . Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.

O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.