Lucia Otonelli Crescente recebe Troféu Mulher Cidadã em Ijuí

A Câmara de vereadores de Ijuí realizou na noite desta segunda (27), em sessão ordinária, a entrega do Troféu Mulher Cidadã. A distinção tem como objetivo reconhecer publicamente a colaboração de mulheres da comunidade ijuiense, por sua dedicação ao meio em que atuam, assim como na sociedade de um modo geral e é entregue sempre no mês de março, homenageando o dia internacional da mulher e o mês da mulher.

Troféu Mulher Cidadã Ijuí - Adriano Daltro

Além da Camarada Lúcia Otonelli Crescente, foram indicadas as senhoras Idolécia Coimbra e Marli Gaspar da Silva. A indicação para o prêmio é realizada através de entidades, considerando a relevância da atuação na área da saúde, política, economia e envolvimento social e comunitário. Lúcia Crescente recebeu a expressiva indicação de 9 entidades, em reconhecimento pela sua dedicação e anos de serviços na área da saúde e da defesa dos direitos da mulher. As entidades são a Delegacia de Polícia Civil, o Fórum Permanente da Mulher de Ijuí, a OAB Ijuí, o SindiComerciários, União Brasileira de Mulheres – Núcleo Ijuí, a Coordenadoria Municipal da Mulher, a Associação de Saúde Mental de Ijuí (ASSAMI), a Casa de Auto Mutuo Ajuda (Casa AMA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Lúcia é natural de Ajuricaba. É casada com o advogado Julimar Paulo Crescente e tem dois filhos. Graduada em enfermagem, tem especialização em saúde pública (Unijui) e em Saúde Mental Coletiva (URCAM/Bagé) e mestrado em Desenvolvimento, gestão e Cidadania (Unijui). Atualmente dedica-se a Assami, instituição mantenedora da Casa Ama. Atuou na Prefeitura de Ajuricaba, na Comissão Interinstitucional de Saúde (CIMS) com as ações integradas de saúde.

Lúcia com colegas da Assami e Casa AMA

Trabalhou também no município de Braga, integrando sua equipe de saúde. O município foi pioneiro no estado na estruturação de um sistema municipal de saúde. Logo após mudou-se para Santo Augusto, onde também integrou a equipe de saúde do município. Defensora e lutadora incansável do Sistema Único de Saúde (SUS), saiu de Santo Augusto para coordenar a 17ª Coordenadoria de Saúde, na época, ainda uma delegacia.

Na coordenadoria enfrentou inúmeros desafios, buscando preencher as lacunas existentes no SUS, em especial as precárias condições dos hospitais nos municípios menores da região. Baseou sua gestão na atenção integral e na cidadania, trabalhando em estreita parceria com os coletivos organizados para dar conta das complexas realidades locais. Em sua gestão, com apoio do governo do estado, foram implementadas políticas inovadoras que transformaram o modelo existente em cidades como Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros e Joia. Desde esta época até hoje, o município de Augusto Pestana é referência em saúde mental na região.

Ajudou na estruturação do Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí, lutando pela construção coletiva de projetos que visassem a atenção integral nesta área e também do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST).

Na profissão, classifica como sua grande paixão revolucionária a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, criada em 2003. O PNH tem como meta a inclusão dos sujeitos em todas as ações de saúde, baseada nas inúmeras experiências do SUS que dá certo e que incluem o acolhimento, a clínica ampliada, o cuidado com os profissionais, a ambiência dos locais de trabalho e atendimento e a cogestão aproximando gestores, profissionais e usuários.

Foi integrante de conselhos de saúde em muitos municípios da região e atuou na formação dos conselhos locais de saúde junto as unidades básicas. Atua de forma decisiva no Fórum Permanente da Mulher de Ijuí, sendo uma de suas fundadoras. Atuou também como professora na Fidene/Unijui, em especial na área de saúde mental, planejamento, organização e gestão em saúde e saúde coletiva. É uma ativa militante social e política. Congressos, conferências e seminários que tinham como debate a participação popular, a construção de políticas públicas para a saúde – em especial a saúde mental – e a participação das mulheres na sociedade, sempre tiveram a sua participação. É filiada ao PCdoB desde 1988, integrando inúmeros comitês do Partido.

“A camarada Lúcia é um exemplo militante, dedicada a luta por justiça social. É uma humanista e sua luta por um sistema de saúde acolhedor, onde as pessoas tenham, na hora que mais precisam, amparo e respeito, comprova uma das principais características de sua militância e ação. Enfermeira, professora e poeta, nos inspira sempre, na vontade de lutar por um Mundo melhor.”
Ângelo Schiavo, Presidente do PCdoB/Ijuí

“Tenho imenso orgulho em trilhar o caminho da luta ao lado da camarada Lúcia Otonelli Crescente. Defensora intransigente do SUS, construiu sua história sempre em torno da luta coletiva. Dinâmica, solidária e generosa, Lúcia engrandece o movimento de mulheres, o movimento pela saúde acolhedora, participativa e inclusiva, especialmente em saúde mental e o nosso partido”.
Rosane Simon, ex-vereadora, dirigente do PCdoB.