Brasil

14 de abril de 2017 - 9h05

Daniel, presente!


   
Com dor no coração e com o inconformismo de uma tarefa tão antinatural como esta de escrever sobre a despedida da vida de um camarada tão jovem e promissor como historiador e poeta. Nascido em 1981, tinha idade próxima à de minhas filhas, e era amigo de uma delas.

O conheci faz alguns anos. Era um jovem inquieto e ousado e me surpreendeu por isso. Ele então veio conversar comigo sobre a história do Partido Comunista do Brasil pois estava desenvolvendo a dissertação de mestrado que defendeu na PUC-SP em 2007. Teve a coragem de enfrentar um tema que muitos consideram difícil, e que resultou num texto notável: O surgimento do PCdoB na crise do comunismo brasileiro entre 1954 a 1962.

Sua coragem intelectual me chamou a atenção. E esta impressão foi reforçada pouco depois quando o descobri poeta – foi um membro atuante da Confraria dos Poetas, tendo participado da coletâneas publicadas por aquela turma. E se tornou também em um colaborador freqüente da sessão cultural deste portal Vermelho, Prosa Poesia e Arte.

Não é natural um jornalista como eu, que já rodou muito, escrever sobre a despedida da vida de um amigo tão jovem. Mais ainda, intelectualmente ousado, inquieto e promissor.

Mal consigo imaginar o tamanho da dor de seus pais, José Reinaldo Carvalho e Maria da Conceição Tupinambá, e da camarada que o adotou como filho, Socorro Gomes. Deixo aqui a solidariedade a estes camaradas, e aos demais que amavam Daniel.

Solidariedade e inconformismo por este acontecimento tão triste. Daniel, você sempre estará presente em nossa lembrança!



Nota do editor


A morte de Daniel Ilirian abateu profundamente todos nós que integramos a equipe do Portal Vermelho. A quinta-feira (13) foi um dia de luto entre nós e sentimos a dor da perda de um jovem poeta e historiador que também colaborou com o Vermelho. Deste modo, assinamos este texto junto do com nosso colega José Carlos Ruy e nos solidarizamos com José Reinaldo, ex-editor do portal, Conceição Tumpinambá, Socorro Gomes e todos os familiares e amigos de Daniel.

Inácio Carvalho
Editor-chefe do Portal Vermelho



 
*José Carlos Ruy é jornalista e escritor.

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais