Brasil

20 de abril de 2017 - 17h51

 Associação Cultural José Martí Capixaba envia brigadistas à Cuba


Helder Mello*

Domingo 23, dia em que no Brasil comemora-se o santo guerreiro São Jorge, viajam para Cuba os músicos Cleber Cajueiro e Helder Mello para participar da XII Brigada Internacional 1º de Maio.

Cleber Gonçalves de Souza e Helder de Paula Melo formam a banda Homem Lunar e também são diretores na Associação Cultural José Martí no estado do Espírito Santo, ACJM-ES, entidade de solidariedade a Cuba, que tem como atual diretor presidente Marluzio Ferreira Dantas.

A Brigada Internacional 1º de Maio é um programa proposto pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos com finalidade de estimular maior compreensão da realidade cubana. O ICAP, que atualmente presidido pelo herói nacional Fernando Gonzalez Llort, promove o intercâmbios culturais e fortifica os laços de amizade entre os povos em mais de 140 países, envolvendo por volta de 2000 organizações, dentre estas a ACJM-ES.

Participar de uma Brigada significa então ser solidário a Cuba e sua gente, uma força de ajuda internacionalista a este país e seu governo socialista, contra a campanha de difamação feita pela mídia subjugada aos interesses do grande capital e na luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos USA.

Os artistas levarão na bagagem além do seu trabalho musical, sempre engajado e indissociável da militância, um trabalho de Literatura de cordel inédito, feito especialmente para esta viagem. O Cordel é uma homenagem ao comandante Fidel Alejandro Castro Ruz, líder histórico da Revolução Cubana, que nos deixou fisicamente em 2016. A autoria deste trabalho é do poeta cearense Hamurabi Batista, do Centro Cultural Mestre Nosa, em Juazeiro do Norte. O Poeta possui diversos trabalhos de cunho político e histórico que vale a pena serem conhecidos por todos, dentre alguns títulos estão “A história do comunismo”, “A história do capitalismo”, “O Golpe de 64”, as biografias de Carlos Marighella, Che Guevara, Lamarca, Rubens Paiva dentre outros títulos.

Compartilhamos com todos em primeira mão o arquivo com o cordel e deixamos também os links para conhecerem ouvindo o trabalho da banda Homem Lunar e o link da página da ACJM-Es, que logo após a participação na Brigada 1º de Maio em Cuba tem o compromisso na participar da XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba de 15 a 17 de junho em Belo Horizonte.

Mas aí é outra história...

Não esqueçam dos links para conferir aí abaixo!

http://tnb.art.br/rede/homemlunar

https://www.facebook.com/pg/homemlunar/about/?ref=page_internal

https://www.facebook.com/ACJMES/?fref=ts

 


Download Cordel Para Fidel


 *Helder Mello, cearense, diretor na ACJM-ES e membro do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais