Olívia é a nova presidenta do Conselho Estadual de Economia Solidária

Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (05/05), o Conselho de Economia Solidária da Bahia empossou a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, como nova presidente do órgão. Durante o encontro, novos representantes de segmentos da economia solidária também passaram a integrar o conselho.

Na oportunidade, a titular da Setre destacou a relevância de impulsionar modelos econômicos alternativos no contexto de mudanças profundas no mundo do trabalho: “A economia solidária é uma importante fonte de geração de renda, por isso, deve ser tomada como um dos projetos políticos prioritários dentro do arcabouço de ações que o governo do estado realiza. No cenário de retirada dos direitos trabalhistas, crise econômica e consequente diminuição de empregos formais que estamos vivenciando, é importante fortalecer uma perspectiva econômica avessa à economia capitalista e que seja baseada nas dimensões de solidariedade e companheirismo”, defendeu Olívia.

Convênios

A pauta da reunião, realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), contou ainda com a discussão sobre o Projeto de Desenvolvimento Territorial Solidário: Estruturação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários como Estratégia de Superação da Pobreza no Estado da Bahia, desenvolvido por meio de convênio, que é celebrado entre a Setre e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

O projeto prevê a seleção, via edital, de entidades privadas sem fins lucrativos, para desenvolver qualificação profissional, assessoria técnica, estudos de viabilidade e outras ações voltadas para organização e suporte de 50 empreendimentos solidários de três territórios de identidade baianos: Região Metropolitana de Salvador, Irecê e Velho Chico.

Dois outros convênios firmados pela Setre também foram tratados no encontro. O primeiro deles, que é estabelecido com a Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e que tem como objetivo formar gestores públicos municipais e estaduais para construção e implementação de políticas públicas de combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial, com recorte no trabalho e renda. O segundo, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que prevê a implantação da rede estadual de Centros Vocacionais Tecnológicos de Economia Solidária e Desenvolvimento Local Sustentável.

Encaminhamentos

Também foram realizadas apresentações sobre o curso de especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial, oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), nos municípios de Ubaitaba e Juazeiro; e sobre o Canal da Cidadania, primeira TV comunitária do país, que veicula programas com temática educativa e cultural, além de abrir espaço para divulgação das ações da economia solidária.

Houve debate sobre o acompanhamento dos Centros Públicos de Economia Solidária do estado, e foi aprovada a proposta do calendário anual de encontros do conselho.

Fonte: Ascom/SETRE