Encontro de intelectuais discute atuação do PCdoB na luta de ideias 

O Comitê Estadual do PCdoB realizou, no último sábado (13/05), o Encontro de Intelectuais do Partido, que também reuniu professores universitários e pós-graduandos, no auditório da APUB-Sindicato, em Salvador. Na pauta, uma discussão sobre o cenário político atual e a necessidade de fortalecer a luta de ideias na estrutura partidária.

O encontro contou com a presença de Nereide Saviani, membro do Comitê Central e diretora da Escola Nacional de Formação João Amazonas. Na ocasião, ela apresentou um apanhado do trabalho desenvolvido nacionalmente pela Fundação Maurício Grabois (FMG) e defendeu a luta de ideias como fundamental neste momento e para alcançar os propósitos do Partido.

“Dentre as frentes de acumulação de forças, o PCdoB destaca a luta de ideias, ao lado da presença institucional e nos movimentos sociais, como fundamental para a realização do novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, destacou Nereide, ao auditório composto por cerca de 40 pessoas.

O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Davidson Magalhães, tratou dos desafios impostos ao momento, e reforçou a importância da luta no campo da intelectualidade. “Após um ano do golpe, segue o desmonte do estado nacional por parte de um governo fraco e ilegítimo. Nessas condições, é preciso articular e organizar mais e melhor a presença do Partido na luta de ideias”, disse.

Ao fim do encontro, encaminhamentos foram feitos. O primeiro deles é a oficialização do Fórum de Professores, Intelectuais e Pós-graduandos como espaço de aglutinação da atuação dos comunistas na frente de ideias. O Fórum se reunirá periodicamente e promoverá iniciativas diversas.

Além disso, como parte do esforço em direção ao Congresso Nacional do PCdoB, será realizado um seminário preparatório, a partir das teses que serão aprovadas pelo Comitê Central, com indicativo de ocorrer em agosto. Por último, compreender o fortalecimento da Fundação Maurício Grabois como tarefa coletiva, de modo que todos que atuam na área devem buscar contribuir com a FMG.

De Salvador,
Erikson Walla