Fundação promove seminário “Universidade pós-golpe” no Rio

A Universidade Federal Fluminense (UFF) será a sede de seminário organizado em parceira por estudantes, Fundação Maurício Grabois e administração da universidade, com o objetivo de apontar perspectivas de atuação e busca de soluções à presente crise, que atinge também a educação superior e sua contribuição à sociedade.

Seminário

O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio, no auditório do bloco P do Campus Gragoatá e reunirá intelectuais, pesquisadores e figuras políticas de importância no cenário nacional juntamente com lideranças estudantis, representantes do movimento social e das entidades representativas de todos os âmbitos da vida acadêmica para elaboração de debates sobre os desafios e construção de propostas a partir da perspectiva de cada setor.

O Brasil vive um momento de ebulição social e política. Os avanços garantidos para a população e, sobretudo, para a juventude, junto aos governos progressistas na última década, veem-se agora ameaçados pelo processo de golpe implementado por empresas, mídia e setores do judiciário, caracterizado pelo impeachment da presidenta Dilma sem crime de responsabilidade.

Após o golpe de Estado que colocou na presidência Michel Temer, inúmeras medidas de ataque ao sistema público foram implementadas. Das mais recentes, a de maior vulto, que devasta setores essenciais como saúde e educação, foi a PEC 55. Tal proposta aprovou o congelamento dos gastos públicos por vinte anos, medida que afeta diretamente as universidades públicas, pois, após o processo de expansão e popularização impulsionados pelo ciclo do REUNI, não basta manter o custeio das instituições, é fundamental que haja investimento condizente com a expansão ainda em curso, a fim de superar as lacunas existentes na estrutura das universidades e atender a crescente demanda por assistência estudantil, elemento essencial da política de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior.

O seminário “Universidade Pós Golpe, Perspectivas e estratégias na Universidade Pública em tempos de crise econômica, social e política” busca construir um debate com amplos setores do movimento estudantil, comunidade acadêmica, movimentos sociais, administração das universidades, intelectuais e figuras políticas a busca por soluções palpáveis para a manutenção da Universidade pública, gratuita e de qualidade. Participe! Venha debater os desafios da Universidade Pública na atual conjuntura.

Serviço
Seminário Universidade Pós Golpe: "Perspectivas e estratégias na Universidade pública em tempos de crise econômica, social e política"
Datas: 
19 de maio, a partir das 18 horas
20 de maio, das 9 às 18 horas
21 de maio, das 9 às 15 horas
Local: 
UFF – Campus Gragoatá (Bloco P)
Inscrições: 
http://bit.ly/InscSeminario
Mais informações:
mauriciograboisrj@gmail.com
https://www.facebook.com/universidadeposgolpe/