Auditório lotado na 2ª etapa do Seminário: 100 anos da Revolução Russa

O seminário "100 anos da Revolução Russa", promovido pela Fundação Maurício Grabois RS (FMG) em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFHC-UFRGS), Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), teve sua segunda etapa reliazada nesta segunda-feira (15), já em um local maior devido ao grande interesse do público.

Seminário FMG Rio Grande do Sul - Foto: Beto Rivera

O auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi/RS – Rua Cel. Fernando Machado 820) ficou praticamente lotado. O tema desta segunda etapa foi "A URSS, o movimento comunista internacional e a luta anticolonial". Os palestrantes foram o filósofo e historiador João Quartim de Moraes (UNICAMP); o historiador Enrique Serra Padrós (UFRGS); o professor de Relações Internacionais Diego Pautasso (UNISINOS); a coordenação da mesa foi da historiadora Ana Regina Simão (ESPM/ULBRA).

Para o coordenador da FMG RS, Raul Carrion, o seminário já é um êxito e surpreendeu todas as expectativas, tanto que foi necessária a troca de local para abrigar mais público."Decidimos essa mudança porque o público – muitos ainda sem inscrição – acorreu em grande número ao IHGRGS, local da primeira etapa. Infelizmente os limites espaciais nos impediram de acolher a todos. Por isso, decidimos realizar os quatro próximos debates na Fetrafi, que dispõe de um Auditório para mais de 400 pessoas. Quanto à Mesa final, continua prevista para o Salão de Atos II da Reitoria da UFRGS", acrescentou.

Carrion também informou que a alteração no local permitiu reabrir as inscrições, seja para as entidades co-promotoras – algumas das quais se atrasaram na inscrição de seus participantes – seja para todos aqueles que não puderam inscrever-se nas duas primeiras etapas do seminário. A secretaria Geral do evento continua sendo no IHGRGS (Rua Riachuelo, 1317). "Solicitamos que todos os interessados inscrevam-se o mais rapidamente possível, visto que quando for atingido o teto do novo local, as inscrições serão novamente encerradas", assinalou.

Veja a programação das próximas etapas:

22.05 – Mesa “Razões e lições do colapso soviético”

Palestrantes:
Historiador Valter Pomar (Universidade do ABC)
Jornalista e Escritor Bernardo Joffily (Autor do Atlas Histórico do Brasil)
Historiador Paulo Visentini (UFRGS)
Coordenação: Cientista Política Mercedes Canepa (UFRGS)

29.05 – Mesa “A crise do capitalismo – Civilização ou Barbárie?”

Palestrantes:
Economista Luiz Gonzaga Belluzzo (UNICAMP)
Economista Renildo de Souza (UFBa)
Economista Gentil Corazza (UFRGS)
Coordenação: Historiadora Sônia Ranincheski (UFRGS)

05.06 – Mesa “Socialismo hoje – Cuba, Vietnã, China”

Palestrantes:
Geógrafo Elias Jabbour (UERJ)
Raphael Hidalgo (Cuba)
Historiador Raul Carrion (Presidente FMG-RS)
Coordenação: Historiadora Cláudia Wasserman (Diretora do IFCH-UFRGS)

12.06 – Mesa “A luta pelo Socialismo no século XXI”

Palestrantes:
Escritor Renato Rabelo (Presidente da FMG)
Advogado e Escritor Tarso Genro (Ex-Ministro da Justiça e da Educação)
Jornalista e Escritor Roberto Amaral (Ex-Ministro de Ciência e Tecnologia)
Coordenação: Cientista Política Celi Pinto (UFRGS)
Local: Salão de Atos II da Reitoria da UFRGS

Instituições Promotoras:
IFCH/UFRGS, IHG/RGS, FMG e CEBRAPAZ

Entidades co-promotoras:
FECOSUL, FETRAFI, ADUFRGS, AFOCEFE, SINTTEL, SITRAMICO, SINDISERF, SINDIPETROSUL, SIMPA, SINDBANCÁRIOS, SEMAPI, UNE, UAMPA