Unidade na luta pelas Diretas é destaque nas mobilizações no Recife  

Fora Temer, eleições Diretas Já, retirada das reformas trabalhista e previdenciária da pauta do Congresso Nacional e a indignação causada pela grave denúncia feita por empresários contra o presidente Michel Temer mobilizaram cerca de dez mil pessoas, segundo os organizadores, a participarem de ato político realizado ontem no Recife. 

Unidade na luta pelas Diretas é destaque nas mobilizações no Recife - Mariana Meireles/G1

Convocado pelas centrais sindicais, movimentos populares e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o protesto teve concentração na Praça do Derby, área central da cidade. Depois, os manifestantes seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista em passeata. Antes do encerramento do ato, grupo de manifestantes foi até o Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidos por policiais militares que fazem a segurança da sede do governo de Pernambuco. Não houve confronto e, pouco depois, o grupo se dispersou.

Na percepção de organizadores e participantes o protesto uniu o povo contra Michel Temer. “Esse protesto nos mostrou a unidade de classe trabalhadora pelo Fora Temer de forma imediata. Mas não só isso, também a retirada das pautas criminosas das reformas trabalhista e previdenciária e pelas Diretas Já. Nós defendemos que, para restaurar o Estado Democrático de Direito, nós precisamos ter eleições diretas para presidente da república”, afirmou Carlos Veras, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), lembrando que outro ato já está marcado para este domingo à tarde, no Marco Zero, no Bairro do Recife.

O diretor estadual do MST, Paulo Mansan, disse não ter dúvida do apelo popular para a saída do presidente. "Existe uma convergência de opiniões de que Temer não tem condições, que ele não tem legitimidade. A gente nota isso pela recepção da população ao ato, das pessoas nas janelas, nos ônibus. Gente que não era contra ele na época do impeachment, mas que é agora", afirmou.

Domingo no Marco

A mobilização contra a permanência de Temer na presidência da República e pelas eleições diretas, no Recife, continua no próximo domingo (21), com o Ato Político e Cultural Fora Temer Diretas Já. A manifestação organizada pelas centrais sindicais, movimentos populares e as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo será no Marco Zero, no Recife Antigo, com início da concentração previsto para as 13h.

Audicéa Rodrigues, com informações da CTB e imprensa local.
Do Recife