Militância deixa o Recife para ocupar Brasília nesta quarta-feira

Em torno de 150 pessoas do Recife estarão em Brasília (DF) para participar da 9ª Marcha da Classe Trabalhadora (Ocupe Brasília), que acontece nesta quarta-feira (24), na capital federal. Um grupo de militantes já deixou a cidade na manhã desta segunda-feira (22). Segundo Valéria Silva, dirigente da CTB-PE, a central sindical estará representada por cerca de 50 pessoas, entre as quais integrantes do Sintepe, Sinproja, Simpere e Sindufepe, sindicatos dos metalúrgicos e dos Correios.  

Militantes deixam o Recife para participar do Ocupe Brasília nesta quarta - Valéria Silva/CTB-PE

Além do Recife, também seguirão para o Distrito Federal caravanas das cidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. Oito centrais sindicais de Pernambuco participarão da mobilização: CTB, Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central Sindical, Intersindical, CGTB e CSP Conlutas.

Em Brasília, os manifestantes se reunirão no estádio Mané Garrincha, onde haverá tendas para cada central sindical. A partir das 12h, o grupo sairá em marcha pela capital. A previsão é de que os participantes retornem ao Recife na própria quarta-feira à noite. Na pauta da mobilização, Fora Temer, não às reformas trabalhista e previdenciária, revogação imediata de todos os atos cometidos pelo governo Temer e pelas DiretasJá.

Marco Zero

Cerca de cinco mil pessoas se reuniram no Marco Zero, no Bairro do Recife, na tarde deste domingo (21) para protestar contra a permanência do presidente Michel Temer no governo e pela realização imediata de eleições diretas para a Presidência da República. A manifestação também fez referência às recentes delações feitas por executivos da empresa JBS envolvendo Temer e o senador afastado Aécio Neves.

Empunhando cartazes pedindo Diretas Já e contra as reformas Trabalhista e da Previdência, os militantes percorreram ruas do Bairro do Recife animados por manifestações artísticas, a exemplo do tradicional dragão do bloco carnavalesco “Eu acho é pouco”.

A manifestação deste domingo integra a agenda de lutas e resistência organizada pelas centrais sindicais CTB, Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central Sindical, Intersindical, CGTB e CSP Conlutas; movimentos sociais; e pelas Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Luta Popular de Pernambuco.

“Neste domingo, no Marco Zero, nos incorporamos ao restante do Brasil, nas ruas reforçando que o Brasil precisa de um novo governo, eleito pelo povo, compromissado com a volta da democracia e com a retomada do crescimento e desenvolvimento para a maioria do nosso povo. Nós que fazemos a CTB, entendemos que para alcançarmos êxito em nossa luta precisamos defender as Diretas Já e a necessidade de construção de uma Ampla Frente Nacional”, destacou Valéria Silva, dirigente da CTB-PE.

Audicéa Rodrigues, com informações da CTB-PE e blogs locais.
Do Recife