Jurista destaca atuação do Sindjorce em defesa da Democracia

“O Sindicato dos Jornalistas é órgão de defesa das reivindicações quer de ordem profissional, quer de ordem social”, avalia o fundador da entidade, Paulo Bonavides. Do alto dos seus 92 anos, o jurista e jornalista reitera a necessidade de representação sindical em defesa da categoria e da democracia.

Jurista destaca atuação do Sindjorce em defesa da categoria e da Democracia

Ao receber a atual presidente do Sindjorce, Samira de Castro, Bonavides relembrou o início de sua vida profissional, a criação do sindicato e as lutas históricas da categoria, como a primeira greve deflagrada em 1956, em conjunto com o Sindicato dos Gráficos do Ceará.

“Nós jornalistas dos Diários Associados estávamos com salários atrasados e deliberamos uma greve de 24 horas. Ao saber da deliberação, o diretor dos Diários, João Calmon, desafiou: duvido que não saim amanhã (as edições do) Unitário e o Correio do Ceará. Então, eu liguei para o presidente do Sindicato dos Gráficos e deliberamos pela greve conjunta”, relembrou Paulo Bonavides.

Para o jurista, “os 64 anos do Sindicato dos Jornalistas representam uma vitória da imprensa cearense, do ponto de vista de sua profissionalização a serviço da liberdade, da democracia, do estado de direito”. “Em um momento em que nós, atravessando uma crise de fundo institucional das mais graves em nossa história, temos que assinalar e rememorar, como sempre temos rememorado em ocasiões graves como essa que atravessamos, a necessidade de preservação da liberdade de imprensa”, acrescentou.

De acordo com Bonavides, “numa festa comemorativa como essa (64 anos do Sindjorce), o Ceará deve ser prezar por ter tido uma imprensa que lutou bravamente contra os excessos e o arbítrio das ditaduras e das violências contra a livre expressão do pensamento”. “Eu envio essa palavra de apoio, de conforto e de solidariedade aos meus amigos, aios meus colegas, aos meus confrades dessa gloriosa associação (de classe”, completou.

História

Em 9 de abril de 1951, o professor Paulo Bonavides, hoje renomado jurista de projeção internacional, criou a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará. Dois anos depois, uma assembleia geral da categoria transformaria a associação em entidade de categoria, nascendo assim o Sindicato dos Jornalistas dos Profissionais no Estado do Ceará.