PCdoB/ES quer Frente Ampla e Neto Barros candidato a governador

 Nesse sábado, 27 de maio, o PCdoB capixaba realizou o seu Seminário de Estruturação Partidária. Foi debatido pela militância, o planejamento estratégico, o projeto eleitoral e o plano de organização para o 14º Congresso. 

Seminário de Estruturação Partidária

Rodrigo Moreira Campos*

Foi analisada a situação do país e os duros ataques ao povo, à nação e à democracia, feitos pelo governo golpista de Michel Temer. Para a militância comunista, só a formação de uma Frente Ampla que dialogue com diversos setores da sociedade poderá barrar os graves retrocessos. O PCdoB precisa puxar essa frente, dialogar com as outras forças políticas, apresentar e ouvir as ideias para o Brasil e o Espírito Santo.

Nesse sentido, o PCdoB apresenta para a sociedade capixaba a pré-candidatura de Neto Barros, atual prefeito de Baixo Guandu, ao governo do estado. A ideia é dialogar com amplos setores da sociedade, trabalhadores e intelectualidade e construir um plano de governo que atenda as necessidades de nosso estado.  

Foi aprovado ainda, a realização de três grandes plenárias de militantes nas macro-regiões do estado além de diálogo com o corpo acadêmico das principais instituições universitárias, para a construção de um plano de governo que atenda aos anseios dos trabalhadores e da maioria da população,  conforme afirma Neto Barros, "nossa proposta é analisar as contradições capixabas e construir uma proposta de governo que dialogue com os trabalhadores, servidores públicos, diversas forças políticas, o setor produtivo para o desenvolvimento social e econômico do estado."

Para Ronaldo Barbosa, presidente estadual do PCdoB, “A pré-candidatura de Neto Barros contribui para a construção dessa Frente Ampla, já que ele, como prefeito, já demonstrou a grande capacidade de dialogar e unir amplos setores da sociedade mesmo com uma grande diversidade ideológica. Neto conquistou grande visibilidade ao enfrentar com muita altivez as consequências do crime ambiental da Samarco/Vale, sua candidatura é legítima”.

Para os comunistas a pré-candidatura não atrapalha a construção da Frente Ampla, pois os partidos e possíveis aliados têm a legitimidade de apresentar seus nomes e projetos. O PCdoB está comprometido a dialogar com amplitude na busca de construir uma alternativa viável para as eleições no Espírito Santo.