PCdoB Recife debate estruturação partidária com líderes de bases

A Secretaria de Organização do Comitê Municipal do PCdoB do Recife deu mais um passo no sentido de executar o plano de estruturação partidária proposto pelo CC do partido, ora em andamento, ao reunir líderes de Organizações de Bases de bairros, no final do mês de maio. Segundo o secretário municipal de Organização, Tadeu Lira, a proposta é avançar no fortalecimento, construção e ativação desses importantes organismos de luta político-partidária, na cidade.  

Organização do PCdoB Recife avança na estruturação partidária - Audicéa Rodrigues/PCdoB

Na ocasião, o dirigente comunista aprofundou a análise dos resultados da sistematização das respostas ao questionário enviado às lideranças, iniciada em março passado. Ele apresentou sete das demandas apontadas pelos líderes como as mais urgentes para suas comunidades. São elas: instalação de espaço para atendimento e assistência jurídica; instalação de feirinha de artesanato: liberação de espaços para reuniões em escolas municipais e conclusão de sede de associação de moradores; sede para projeto social; consolidação de polo cultural e luta por rádio comunitária; regularização de associação de moradores e realização de cursos profissionalizantes.

“São demandas simples, às quais dispensaremos um tratamento especial, buscando resolvê-las e, assim, fortalecer a nossa relação com o povo”, disse Tadeu, que, ao final, apresentou propostas para enfrentar essas sete questões “de forma coletiva, mas respeitando as particularidades de cada bairro”.

Tadeu Lira destacou ainda o fato de o mandato do PCdoB na Câmara Municipal do Recife estar a serviço do conjunto da sociedade e, sobretudo, do conjunto do partido na cidade. “É preciso que nós fortaleçamos o mandato do nosso vereador Almir Fernando, mas também que ele possa, com seu mandato, fortalecer o nosso trabalho, sob um olhar coletivo. Isso tudo vai nos levar a ter a partir de hoje uma articulação permanente das 22 bases de bairros por meio de fóruns de discussão dos problemas de cada comunidade”.

Ele apresentou também a grade de cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife para o segundo semestre deste ano. A ideia é oferecer às comunidades serviço de orientação aos interessados em participar dos cursos, auxiliando-os na concretização de suas inscrições. Estarão disponíveis cursos nas áreas de Administração; Informática; Indústria; Vestuário; Beleza; Construção Civil; Alimentação; Artes; e Idiomas. Serão disponibilizados ainda cursos de formação política constantes da grade da Escola Nacional do PCdoB.

#DiretasJá

Ainda no encontro de dirigentes de bases, o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do partido, Luciano Siqueira, avaliou a atual conjuntura política nacional, a partir das mudanças introduzidas pelos governos Lula e Dilma, que elevaram a qualidade de vida dos mais pobres, mas contrariaram os interesses da elite (menos de 5% da população) que controla a produção e a riqueza do Brasil, bem como da chamada classe média alta. “Avançar nessas reformas batia de frente com os interesses dos poderosos”, explicou.

Ele analisou também os efeitos do golpe parlamentar-político-midiático contra o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff e os riscos representados pela presença de forças ultraconservadoras no comando do país representadas pelo ilegítimo Michel Temer e seu grupo, e a urgência de substituí-lo mediante a realização de eleições diretas já. “Se discute agora como tirar Temer. Nós queremos que ele saia e ao invés de eleição indireta, onde os deputados e senadores é que escolhem o novo presidente, se faça eleição direta, quando nós vamos ter chance de, pelo menos, apresentar propostas e a gente arrisca ganhar, quem sabe, e, se não ganhar, sairmos mais fortes para enfrentar a batalha”, disse.

O vereador Almir Fernando; o presidente do Comitê Municipal do Recife, José Bertotti; o dirigente municipal Audísio Costa, e líderes de bases de bairros também fizeram o uso da palavra. Suas intervenções serão objeto de texto a ser publicado neste espaço.

Audicéa Rodrigues
Do Recife