Arte e protesto: Ato mobiliza artistas e manifestantes por Diretas Já

Alegria e mobilização; música e discurso político; arte e engajamento; unidade e diversidade. Foi com a bandeira unificada pelo Fora Temer, em defesa de eleições Diretas e de solidariedade ao ex-presidente Lula, que centenas de pessoas somaram-se a mais de 70 artistas na tarde do último domingo (16), no anfiteatro do Parque do Cocó, em Fortaleza, para defender o país dos retrocessos impostos que ameaçam a democracia e o povo brasileiro.

Arte e protesto: Ato mobiliza artistas e manifestantes por Diretas Já - Leo Do Valle / CUCA da UNE

Sob e lema: "Para o Brasil Ouvir, o Ceará Vai Gritar – Diretas Já!", o ato-show contou com a participação de artistas voluntários, partidos políticos, centrais sindicais e representantes de diversas frentes dos movimentos sociais. No palco e na plateia, pessoas todas as idades, jovens e velha guarda, bradaram, defenderam, enalteceram e cantaram a democracia. A luta que saiu das ruas, ocupou o parque com arte, amor e convicção.

Além do Fora Temer e da defesa de eleições Diretas, os manifestantes denunciaram e protestaram contra a condenação do ex-presidente Lula, apresentada pelo juiz Sergio Moro na última semana, alegando corrupção passiva. No representativo ato cultural e político, que teve forró, Hip Hop, MPB e o melhor do Ceará, teve brados de Fora Temer. No repertório, Belchior, Elis Regina, Chico Buarque.

Para a cantora Jord Guedes o ato demonstra a mobilização do povo “em face do momento político complicadíssimo que o país vive. “Tenho a arte e farei uso dela pra bradar contra esse absurdo político brasileiro no qual estamos afogados”, ratifica. Já o músico Calé Alencar considera o atual cenário nacional “assustador” e enaltece a união de artistas e do povo. “É importante que estejamos juntos neste momento para denunciar e, através da nossa arte e com a nossa voz, defender a democracia”. Já a cantora Nayra Costa considera este um momento de “força e esperança”. “Sinto uma vontade de fazer algo para que mude as coisas. É importante a gente se unir e acredito que isso possa levar a algum lugar”.