Mulheres: UBM-CE realiza plenária estadual

Em processo de construção do seu 10º Congresso Nacional, a União Brasileira de Mulheres (UBM) realizará, em Fortaleza, sua plenária estadual. A expectativa é reunir cerca de 100 mulheres vindas de mais de 30 cidades do Ceará. Na pauta do encontro, além dos temas ligados às mulheres, a luta contra o golpe em curso no país, por Diretas Já e contra a reforma trabalhista, recém-aprovada, que penaliza em especial as trabalhadoras.

Mulheres: UBM-CE realiza plenária estadual

A abertura da plenária estadual da UBM-CE será nesta sexta-feira (21) e os debates prosseguirão no sábado (22), no auditório da Adufc. Sob o tema “Em defesa da democracia. Nenhum direito a menos!”, o 10º Congresso da União Brasileira de Mulheres – Gilse Cosenza homenageará a militante comunista, defensora das mulheres e do povo brasileiro que faleceu no dia 28 de maio, vítima de complicações de um câncer.

Além das delegadas, a abertura contará com a participação de instituições governamentais e de representantes da sociedade civil que atuam com mulheres em situação de violência, membros de sindicatos e demais frentes dos movimentos sociais. Na programação, a homenagem a Gilse Consenza e a apresentação cultural de Tião Simpatia, que apresentará o cordel sobre a Lei Maria da Penha. A música ficará a cargo da bateria da UJS e da banda Ghetto Roots.

No sábado (22), as discussões serão acerca da precarização imposta pela reforma trabalhista, que penaliza principalmente as mulheres, o aumento do índice de feminicídio no Estado e os 11 anos da Lei Maria da Penha. “Nossa plenária acontece neste momento de turbulência que passa a nossa democracia. Reforçamos a importância da mobilização e participação das mulheres nestes movimentos, que elas continuem sendo emancipadas e empoderadas para construir politicamente o enfrentamento e a resistência”, afirma Francileuda Soares, coordenadora estadual da UBM no Ceará.

Mais

O 10º Congresso da União Brasileira de Mulheres – Gilse Cosenza será realizado em Salvador (BA), nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

Segundo o regimento da UBM, o Ceará deverá enviar 15 delegadas que representarão o estado na plenária nacional.
A plenária estadual da UBM-CE conta com o apoio do Sindicato dos Professores do Ceará (APEOC), que cedeu alojamento às delegadas.

Serviço

Plenária estadual da UBM-CE

Data: 21 e 22 de julho
Local: Auditório da Adufc (Av. da Universidade, 2346 Benfica)