PCdoB/BA faz balanço da Campanha de Estruturação Partidária

  

 Campanha de Estruturação Partidária 2017
ANTONIO LEVINO

Em março de 2017, foi lançado pela direção estadual o livreto “Campanha Estadual de Estruturação Partidária” (CEP) como o principal instrumento da militância comunista baiana para enfrentar e superar as limitações da construção partidária no estado. E como diz o documento “nesta seara de adversidades ideológicas e políticas para a resistência democrática, faz-se necessário zelar pela identidade comunista e preparar o partido para enfrentar as duras batalhas políticas e eleitorais”. Neste sentido, o presente texto zela pelo compromisso de avaliar os caminhos percorridos nesta primeira etapa da CEP 2017, e apontar as próximas tarefas políticas e org anizativas rumo ao 14º Congresso do PCdoB, em novembro deste ano.

Primeira etapa da CEP – Balanço e tarefas.

Regiões Articuladas

Com o objetivo de espraiar entre a militância comunista a Campanha Estadual de Estruturação Partidária, realizamos o Encontro Estadual de Estruturação Partidária no mês de março, com a presença de 72 cidades e a participação de mais de 300 pessoas. E como parte importante do acompanhamento regionalizado também ocorreu entre os meses de maio e junho, nove encontros de Macrorregiões.

Os Fóruns de Macrorregiões criados em 2016 a partir da experiência dos encontros regionais, fazem parte do calendário partidário desde 2012. Atualmente, são nove Fóruns Articulados nas regiões estratégicas da Bahia com coordenações e acompanhamento inicial pelos municípios com mais de 100 mil habitantes. Os encontros foram realizados nas regiões Sudoeste (Vitória da Conquista), Sul (Itabuna), Norte (Juazeiro), RMS (Salvador), Sisal (Serrolândia), Recôncavo (Santo Antônio de Jesus), Extremo Sul (Porto Seguro), Irecê (Irecê) e Médio Rio de Contas (Jequié).

Em um breve balanço comparativo, consideramos um avanço organizativo, pois ampliamos de sete encontros realizados com a presença de 83 municípios no ano de 2016 para nove encontros com a presença de 138 municípios no ano de 2017. Nos encontros regionais instalamos os Fóruns de Macrorregiões, elegemos suas coordenações, tendo a principal pauta a Cartilha Estadual de Estruturação Partidária para orientar a elaboração da ação planejada dos Comitês Municipais. Tivemos dificuldades em assegurar a participação de cidades importantes em regiões como o Sisal, o Médio Rio de Contas, e não realizamos encontros regionais no Oeste e o Sertão Produtivo do estado . Destacamos neste processo da mobilização de debates sobre a Campanha Estadual de Estruturação, a realização de encontros das frentes de atuação do partido como Formação, Comunicação, Sindical, Juventude, e de categorias, como Educação, Comerciários. Realizamos também a plenária do coletivo de comunistas do esporte e a plenária do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais. Como desdobramento desses encontros fica o desafio da estruturação das coordenações regionais, com reuniões regulares, para preparar o processo de mobilização e debate do 14° Congresso, e a realização das conferências municipais.

Comitês municipais ativos e fortes

Nesta 1º etapa da Campanha Estadual de Estruturação Partidária, cresceram e os desafios para superar o rebaixamento ideológico e político com a construção partidária. O centro do problema concentra-se nos comitês municipais das cidades estratégicas, que exigem da direção estadual o acompanhamento cotidiano no exercício prático de impulsionar uma nova cultura partidária de pensar estrategicamente a ação planejada do partido, com a consciência revolucionária marxista–leninista da classe trabalhadora. Constata-se a partir da avaliação da realidade social e política partidária na maioria das grandes cidades , um partido de baixo funcionamento regular das instâncias de direção coletiva. Além disso, encontra-se um relativo distanciamento dos movimentos sociais e relações corporativas com eles, além de projetos eleitorais desvinculados do crescimento e fortalecimento do PCdoB nas cidades.

A principal iniciativa foi realizar reuniões com municipais das cidades estratégicas para debater o Plano Municipal de Estruturação: Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Feira de Santana. Das 17 cidades, nove delas (Salvador, Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas e Alagoinhas ) apresentaram o Plano Municipal de Estruturação Partidária com metas de recadastramento de filiados e filiadas a rede vermelha, constituição de organismos de base, cursos do programa socialista, contribuintes ao SINCON. Afrágil organização e funcionamento destes municipais exigem do coletivo da direção estadual um acompanhamento sistemático para obtermos êxito no Plano de Estruturação Partidária.

Nesta segunda etapa, a tarefa de implementação do Plano de Estruturação Partidária nos municipais é uma das prioridades.Temos que assegurar: a agenda de debates sobre as teses do 14º Congresso Nacional do Partido e da Resolução Estadual, assembleias de organismos de bases, atos públicos de debate dos documentos, recadastramento de filiados e filiadas, realização das conferências municipais.

PCdoB Digital e recadastramento a rede Vermelha

Identificamos dificuldades de convencimento político em relação à importância do PCdoB Digital como nova ferramenta de organização. Isso se reflete ainda na baixa adesão dos municípios em fazer o recadastramento à rede vermelha, tendo em vista, que mais de 80% dos filiados e militantes recadastrados fazem parte dos 17 municípios estratégicos com mais de 100 mil habitantes, e a grande maioria se concentra nas seguintes cidades, Salvador, Vitoria da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus e Jequié. Alcançamos a meta estabelecida para a primeira etapa da campanha em apenas quatro cidades.

O recadastramento, por intermédio do PCdoB Digital, disponível no Portal do PCdoB (www.pcdob.org.br) ou no Aplicativo específico, é a condição obrigatória para o direito de eleger e ser eleito nas conferências municipais. E é uma ferramenta de vivência partidária, pois o filiado e filiada podem acessar as notícias do portal vermelho, resoluções e documentos, contribuir financeiramente, é a vida do partido na palma das mãos.

Devemos perseguir o objetivo de atingirmos 11 mil militantes recadastrados até a Conferência Estadual. Esta tarefa política e organizativa é prioritária. Os Comitês Municipais devem tomar as iniciativas para recadastrar os filiados no PCdoB Digital

Agenda – Calendário da 2 etapa da CEP/ Conferências municipais e Estadual/14 Congresso Nacional

24 de julho a 19 de agosto

Período de reuniões e atos públicos de lançamentos dos Comitês municipais sobre Projeto de Resolução do 14 Congresso Nacional.

AGOSTO

– ASSEMBLEIAS DE BASE, CONFERÊNCIAS DISTRITAIS, E INÍCIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS;

Reuniões das frentes estratégicas
07 – Segunda-feira – 31ª Reunião da Comissão Política Nacional;
11 – Sexta – Reunião da CPE
18 – Sexta – feira – Reunião do Comitê Estadual
19 e 20 – sábado e domingo – Curso de Vereadores e Vereadoras do PCdoB

SETEMBRO

– ASSEMBLEIAS DE BASE, CONFERÊNCIAS DISTRITAIS, E CONFERÊNCIAS
MUNICIPAIS;

07 – Quinta-feira – Independência do Brasil
11 – Segunda-feira – 32ª Reunião da Comissão Política Nacional
15– Sexta – feira, às 15h – Reunião da Comissão Plena de Organização.
22 – Seminário Estadual sobre a Revolução Russa

OUTUBRO

ASSEMBLEIAS DE BASE, CONFERÊNCIAS DISTRITAIS, CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
E CONFERÊNCIAS ESTADUAIS. APROVAÇÃO PELO COMITÊ CENTRAL DO PROJETO
DE RESOLUÇÃO AO 14º CONGRESSO

12 – Quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida
14 de outubro – Reunião do Comitê Estadual/
15 de outubro – Prazo Final das Conferências Municipais
21 e 22 de outubro – Conferência Estadual
Reunião do Comitê Central
Comissão Política Estadual do PCdoB – Bahia
27, 28 e 29 – Sexta-feira, sábado e domingo – 13ª Reunião do Comitê Central –
Discussão e aprovação do Projeto de Resolução, da proposta de nominata para
o novo Comitê Central, da proposta de Regimento Interno e Eleitoral, das
propostas de Comissões e da direção congressual (Mesa Diretora) que serão
encaminhadas aos(às) delegados(as) do 14º Congresso, e ratificação do número
de delegados de cada Estado tendo por base as normas congressuais

NOVEMBRO

PLENÁRIA FINAL DO 14º CONGRESSO

02 – Quinta-feira – Finados
07 – Terça-feira – 100 anos da Revolução Soviética de 1917
15 – Quarta-feira – Proclamação da República
17, 18 e 19 – Sexta-feira, sábado e domingo – Plenária final do 14º Congresso do

PCdoB – Brasília