PCdoB do Recife inicia mobilização partidária para o 14º Congresso 

Em reunião da Comissão Política realizada terça-feira (25), o Comitê Municipal do PCdoB do Recife deu a largada ao processo de mobilização partidária rumo ao 14º Congresso Nacional. Uma das primeiras medidas aprovadas pelo colegiado é a convocação para o dia 12 de agosto próximo, das 9h às 16h, de reunião ampliada da direção municipal para debater o Projeto de Resolução proposto pelo Comitê Central. 

PCdoB do Recife inicia mobilização partidária para o 14º Congresso - Divulgação

“Além dos membros do comitê municipal teremos, no dia 12 de agosto, a participação de integrantes do Comitê Central que são membros do Comitê Municipal, como Luciano Siqueira e Antonieta Trindade, e de outros membros do CC, como Alanir Cardoso, Marcelino Granja, Luciana Santos e Renildo Calheiros, que vão apresentar o conteúdo principal do Projeto de Resolução para que possamos aprofundar a formação e a qualificação dos nossos quadros, deixando-os aptos a travarem o debate político que vai ser amplo, aberto, e em que todos possam participar”, explicou o presidente municipal do partido, José Bertotti.

Outra medida anunciada ainda na perspectiva do 14º Congresso é a realização das conferências municipal e estadual preparatórias à reunião nacional. “Tendo como referência a Conferência Estadual do partido marcada para o dia 7 de outubro, foi aprovada a data da nossa conferência municipal para os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Até lá, todas as 43 bases do partido no Recife (na foto abaixo Base da Linha do Tiro) estarão em processo de reunião, que pode demandar a realização de quantas reuniões forem necessárias para que toda a militância possa participar ativamente do processo de planejamento das ações das nossas bases, do debate das nossas teses e das emendas que, eventualmente, possam ser feitas às resoluções partidárias, além do processo de eleição dos delegados”, adiantou ainda o presidente do Comitê do Recife.

Bertotti chamou a atenção também para os critérios que serão adotados para a escolha dos delegados tanto para a conferência municipal quanto para a conferência estadual. “No Recife, foi definido pela Comissão Política que para cada três militantes reunidos em base, um será eleito delegado à Conferência Municipal, tendo a clareza de que nesse momento elegeremos os delegados que participarão da Conferência Estadual. No caso de Pernambuco, o Comitê Estadual definiu que de cada 25 militantes reunidos em base, um será eleito delegado à Conferência Estadual. I0sso pauta como referência à decisão que nós vamos precisar travar em nossa conferência municipal. Mas, é fundamental que todos estejam cadastrados no aplicativo do PCdoB”, disse. Veja como proceder no parágrafo a seguir.

Cadastramento no aplicativo

Visando ainda ao 14º Congresso Nacional, José Bertotti destaca como imprescindível o cadastramento de toda a militância no aplicativo do PCdoB. “Para que possam votar e serem votados nesse processo de eleição congressual, é absolutamente necessário que todos os militantes estejam cadastrados no aplicativo do partido (foto abaixo). Nesse sentido, a orientação é de que o militante que tem smartphone ou celular com o sistema operacional Android pode baixar nosso aplicativo e, individualmente, se cadastrar, solicitar a carteira de militante e emitir o boleto correspondente, no valor de R$ 30,00, que será enviado para e-mail informado. Caso o militante não tenha como baixar o aplicativo por esse meio, pode ir à sede municipal do partido (Rua Bispo Cardoso Ayres, 84, Boa Vista) e lá nossa secretária Vânia efetuará o devido cadastramento”, ensina Bertotti.

O presidente do Comitê Municipal orienta ainda a militância para que em todas as reuniões de base pelo menos um de nossos militantes leve seu smartphone com acesso à internet para que naquele momento possamos fazer o cadastramento de quem ainda não se cadastrou.

“Nossa Comissão de Organização identificou que o PCdoB possui 3.200 filiados, no Recife. Em função disso, estamos desenvolvendo um esforço especial no sentido de que todo filiado que ainda não é militante seja incorporado a uma de nossas bases ou, se necessário, que sejam criadas novas bases. Isso porque, todos os filiados que participarem até a última reunião de base que acontecer durante o processo de conferência, ou quem se filiar ao partido naquela última reunião de base, terá o direito de votar e ser votado; terá o direito de ser eleito delegado e participar da conferência. Mas, é fundamental que todos estejam cadastrados no aplicativo do PCdoB”, reforça Bertotti.

Para se cadastrar/recadastrar no aplicativo acesse: https://pcdob.org.br/

Audicéa Rodrigues
Do Recife