Exibição do filme Terra em Transe marca 3ª Mostra Ambiental do Recife 

Até o dia 18 de agosto próximo acontece na capital de Pernambuco a 3ª Mostra Ambiental do Recife (MARÉ). Serão 12 de dias de intensa programação, que inclui a exibição de 21 filmes, dos quais oito inéditos no Recife; oficinas; saraus; debates; além de atividades culturais. Sessão especial do filme “Terra em Transe” marcará os 50 anos da obra do cineasta Glauber Rocha. Os filmes serão exibidos no Jardim Botânico, no Cinema São Luiz, no CAC-UFPE e na comunidade Ilha de Deus.  

Sessão especial de Terra em Transe marca 3ª Mostra Ambiental do Recife - Divulgação

A mostra está dividida em duas etapas. A primeira começou ontem (7) e vai até o dia 11 de agosto, com a realização das oficinas de Sensibilização Ambiental, com Daniele Carvalho, bióloga, professora, educadora ambiental e coordenadora de formação da MARÉ; e Vídeo ambiental, com a cineasta Lilian Alcântara. As oficinas acontecem nas escolas Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque; e Poeta Jonas Braga, em Campo Grande.

A segunda etapa vai dos dias 12 e 18 de agosto, com apresentação da mostra audiovisual, debates e atividades culturais. A grade de exibição dos filmes é composta por três longas e 17 curtas-metragens, além da Sessão Guerrilha, com filme surpresa na UFPE.

Segundo o coordenador da mostra e produtor cultural Rafael Buda, a 3ª MARÉ pretende trazer à tona questões que apesar de urgentes, não são debatidas com profundidade pela população da Região Metropolitana do Recife. ”A 3ª MARÉ se consolida com um debate urgente sobre a cidade que temos e a cidade que queremos. Seus conflitos, a interação do homem com o meio ambiente e as lutas políticas atuais são fios condutores para uma reflexão que permeia toda a programação. Assim, como o fluxo da maré, apresentamos filmes que traduzem esse sentimento e escancaram nossas contradições”.

Eixos temáticos

Diferentemente das edições anteriores, as atividades da mostra deste ano vão girar em torno de três eixos temáticos: Cidades&Conflitos; Povos&Territórios; e Ecossistemas&Biodiversidade. O eixo Cidades&Conflitos abordará os desafios da mobilidade urbana, a luta pelo direito à moradia, o desmonte dos espaços públicos coletivos e outras questões pertinentes ao tema.

No eixo Povos&Territórios se fará uma reflexão sobre o processo de homogeneização das tradições e culturas, provocadas pela globalização, e a busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento e a valorização da cultura popular, o respeito pelas diferentes etnias e a manutenção dos povos tradicionais. A atual problemática ambiental é tema do eixo Ecossistemas & Biodiversidade.

A MARÉ é uma realização Asaga Audiovisual, produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, incentivo do Fundo Municipal de Meio Ambiente do Recife e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentabilidade e Meio Ambiente do Recife. Em sua terceira edição, a mostra já se consolida no calendário cultural do Recife.

Clique no link e veja a programação completa da 3ª MARÈ.
encurtador.com.br/kpzKO 

Audicéa Rodrigues, com informações da organização da mostra.
Do Recife