MST inaugura loja com produtos da reforma agrária no Rio de Janeiro

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no estado do Rio de Janeiro realiza desta quarta até sexta-feira (18) o lançamento do espaço de exposição e comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, na Rua da Lapa, 107. A abertura do espaço acontece no final da tarde de hoje (16).

Terra Crioula loja do MST no RJ

Há muitos anos há o desafio de aproximar e divulgar a produção da agricultura camponesa do Rio de Janeiro e do Brasil e dialogar sobre a Reforma Agrária, como forma de fortalecer a relação campo e cidade e o projeto da Reforma Agrária Popular, entendendo que este projeto é uma opção do conjunto da classe trabalhadora.

Esta é umas das formas de mostrar para sociedade a urgência e necessidade da Reforma Agrária, que, com a democratização da terra, tem como prioridade a produção de alimentos para o povo brasileiro.

No estado do Rio de Janeiro existem 19 assentamentos organizados pelo MST, na região Norte Fluminense, Região dos Lagos, Sul fluminense, e Baixada Fluminense. Os assentamentos estão também organizados em cooperativas e associações, como as cooperativas COOPATERRA, COOPAMAB, e 20 associações, além dos grupos coletivos de produção e comercialização, com destaque para os de mulheres e de jovens.

Este espaço terá uma representação destas localidades e uma diversidade de alimentos desde frutas, verduras e legumes em geral, como produtos processados e ainda fitoterápicos e fitocosméticos. Estes produtos recebem a marca Terra Crioula que representa os produtos dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o dirigente do Setor de Produção Raoni Lustosa, “é uma experiência que estamos iniciando com o funcionamento de duas vezes ao mês até dezembro, com entrega de cestas de produtos que poderão ser solicitados anteriormente no email terracrioula@gmail.com.”

Estão previstos para inauguração, além da feira de produtos, comidas típicas da Culinária da Terra e shows ao vivo todos os dias. Nesta quarta, às 19:30, a animação cultural será com Caramuela e haverá também uma Roda de Choro no dia 18 de agosto, às 12:30.