Em ação pioneira, Organização do Recife cria Comitê de Bases 

A Comissão de Organização do Comitê Municipal do PCdoB do Recife prossegue na tarefa de efetivar a reestruturação partidária em curso no partido. Terça-feira (15), o secretário de Organização, Tadeu Lira, reuniu pela primeira vez representantes das seis Organizações de Base (OB) que constituem, no momento, a frente institucional do PCdoB na Prefeitura do Recife. Na ocasião, foi proposta e debatida a formação de comitê que aglutinará todas as bases de militantes na PCR.  

Em ação pioneira, Organização do Recife cria Comitê de Bases - Audicéa Rodrigues/PCdoB

Segundo Tadeu Lira, a intenção é incentivar a troca de informações e experiências entre os membros do colegiado, inclusive, sobre as ações dos diversos setores da gestão municipal. “Em reunião recente do Pleno do Comitê Municipal foi apresentada pela Comissão de Organização, dentro da tarefa de organização do partido, proposta que nos levará a vivenciar uma experiência que nós nunca tivemos em nosso estado, que é a criação de comitês de bases em locais, sejam empresas privadas, sejam órgãos públicos, onde existam várias bases setoriais”, explicou.

As seis bases em funcionamento hoje na prefeitura, Gabinete do Vice-Prefeito (GVP – Base Adalgisa Cavalcanti); e secretarias da Mulher, Meio Ambiente, Esportes, Educação e Saúde, reúnem cerca de 80 pessoas, acrescidas da rede de amigos de cada companheiro/a que serão convidados a participar desse processo. É a primeira experiência desse modelo em Pernambuco, no âmbito do partido.“Com isso, saímos de uma discussão localizada nas bases para um organismo que tratará de questões mais gerais, que tenha a visão geral das realizações do PCdoB no conjunto do governo. Isso porque, é necessário termos uma ideia da nossa presença na PCR, o que vai acontecer com a troca de experiências e de informações dentro do grupo”, disse Tadeu.

Debate político e eleições 2018

Para o secretário de Organização do Recife, além da troca de experiência e informações sobre o conjunto de ações da gestão municipal, o mais importante na criação do Comitê de Bases é a possibilidade do debate e da apropriação da política mais geral, tanto a política nacional, como a estadual e a municipal. “Por ser o PCdoB uma força que tem opinião própria no governo é importante para a militância ter conhecimento da posição do partido sobre determinadas questões que perpassam a gestão”, afirmou.

Tadeu destacou também a já longa experiência de governo do partido na PCR. “Apenas no governo do PSB estamos há quase cinco anos. Aqui, nós passamos por áreas como Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente (foto acima), onde ainda estamos; passamos por Políticas Sociais, onde criamos alternativas. Quando nós chegamos a Políticas Sociais não existia praticamente nada e nós contribuímos na criação de vários programas e políticas públicas; participamos da Sanear… Todas essas experiências são um patrimônio nosso”, lembrou Tadeu.

Segundo ele, outro objetivo da formação do Comitê de Bases na PCR é contribuir para o debate sobre as eleições de 2018 e a reforma política hoje em discussão no Congresso Nacional, além de outros temas relativos ao quadro político do país. “Se teremos eleições em 2018, nada mais interessante do que termos um ambiente onde reunimos cerca de 100 pessoas, 80 mais os amigos, para troca de opiniões sobre a reforma política, a eleição e o atual quadro político. Do ponto de vista prático, em 2018, nós vamos precisar reeleger nossa deputada federal, Luciana Santos, e ter no período eleitoral um comitê que reúna num único espaço 100 companheiros unidos em torno da candidatura de nossa deputada federal é decisivo, dá vitalidade a essa candidatura. Isso também contribuirá para o fortalecimento do nosso projeto político”.

O secretário de Organização do Recife ressaltou ainda a necessidade de que o Comitê de Bases em formação tenha conhecimento do projeto político do partido para Pernambuco. “Por exemplo, recentemente, nós tivemos a satisfação de trazer para o partido um conjunto de articulações sindicais do interior representadas pela maioria do pessoal do estado que faz a agricultura familiar. São companheiros/as da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), que reúne 130 sindicatos no estado. Isso nos traz uma experiência nova”, reafirmou o dirigente do PCdoB do Recife.

Audicéa Rodrigues
Do Recife