Comerciários do Rio de Janeiro impedem acordo secreto do Sindsuper

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro suspendeu hoje (29/8), por meio de liminar, a realização da assembleia agendada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Supermercados e Shopping Centers (Sindsuper), criado sem representação da categoria do comércio.

Marcio Ayer - CTB

O presidente do Sindicato dos Comerciários Márcio Ayer afirma: “Nosso departamento jurídico já encaminhou uma série de medidas na Justiça contra o sindicato. E em reunião, em Brasília, com o Ministro do Trabalho entregamos documentação solicitando a suspensão do deferimento do registro sindical do Sindsuper”.

A assembleia seria realizada na sede da Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro, no bairro da Gamboa, mas a juiza da 49ª Vara do Trabalho concedeu liminar cancelando a mesma, porque o Sindsuper não cumpriu o estatuto. A convocação foi efetuada fora do prazo especificado e sua divulgação também não ocorreu em veículo de comunicação de grande circulação, conforme especifica o regulamento.

“O falso sindicato de supermercados não tem legitimidade para representar os comerciários e os trabalhadores podem e devem ajudar com denuncias pelo site https://secrj.org.br ou WhatsApp (21) 99852-8272”, alerta o presidente Márcio Ayer.

O Sindicato dos Comerciários representa cerca de 400 mil trabalhadores no comércio do Rio, sendo 250 mil em supermercados e mercados, contrários à criação do Sindsuper. entidades ligadas aos comerciários em 10 municípios também não reconhecem a entidade, entre eles a dos municípios de Petrópolis, Três Rios, Campos, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Em votação simbólica, os comerciários reprovaram por unanimidade a criação da entidade, assim como a pauta oculta por ela negociada com as empresas.