Faleceu Nathalia Oliveira e UJS perde uma voz em defesa do socialismo

Uma inesperada notícia deixou triste a militância da União da Juventude Socialista de Minas Gerais. Faleceu a militante Nathalia Oliveira, de apenas 20 anos. Ela sofreu um infarto na manhã desta segunda-feira (04), possivelmente consequência de problemas cardiorrespiratórios já diagnosticados. O velório acontece `a partir de 18 horas, na cidade de Caeté.

Nathalia Oliveira

A tristeza que tomou conta é a exata antítese das característica da Naty, como era conhecida. A sorridente menina irradiava alegria em sua volta. Apaixonada pelas artes, estudava teatro no projeto Valores de Minas. Expressava sua paixão artística também pela música na bateria da UJS (foto). Mas a luta pelo socialismo era o que realmente alimentava de amor o jovem coração que parou hoje de bater.

A convicção que nutria pela causa foi mais uma vez comprovada na última sexta-feira, nas palavras escritas na mensagem que Naty enviou para seu amigo Gabriel Luna. "Eu posso ajudar muito. Eu não quero abandonar a militância, apesar de ter pensado muito nisso, e arrumar um emprego, formar e viver uma vida normal. Mas eu quero fazer algo grande de verdade e na UJS eu tenho essa oportunidade e vou tentar."

Natália conheceu e se filiou na UJS em janeiro de 2016, quando a sua escola Ricardo Souza Cruz foi ocupada. A entidade de jovens homenageou sua militante em nota publicada:“Ela vivia dizendo que a UJS tinha mudado a sua vida, sua forma de pensar e de olhar as coisas. Mas ela não sabia que tinha mudado a nossa, nos dando a convicção diária de que a luta valia a pena. Perdemos uma voz. Uma voz importante, imponente e forte. Mas a canção que a Naty entoava continuará a ser ouvida. Por um mundo justo, de oportunidade, liberto e igual.

A jovem era também militante do PCdoB e os comunistas mineiros expressam sua profunda solidariedade aos amigos militantes e familiares de Nathália.