Secitece apresenta proposta do Observatório de CT&I

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizou, na última terça-feira (12), workshop para apresentar proposta de criação do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que tem como objetivo pesquisar e agregar dados das instituições vinculadas, visando a conhecer os trabalhos executados por cada uma delas.

Secitece apresenta proposta do Observatório de CT&I

A ideia é formar um sistema de informações para proporcionar a ampla difusão dos conhecimentos científicos e tecnológicos existentes nas instituições científicas e tecnológicas do Estado.

O projeto foi apresentado pelos professores Fernando Nunes e Sérgio Bezerra da empresa Ferraro Projetos e Investimentos, contratada por meio de licitação para elaborar o projeto, aos representantes da Uece, Nutec, Centec, Funcap, RedeNIT, INPE, ITIC, Fiec, Embrapa, Sebrae, INPE, OAB/CE, entre outras.

O professor Sérgio Bezerra ressaltou a importância da criação do Observatório, que vai contar com informações importantes para o Estado do Ceará, “um levantamento de pesquisas e pessoas que atuam no setor, de tal maneira que haja um arquivo permanente, atualizado”. Para Bezerra é preciso estimular demandas de natureza tecnológica, a partir do conhecimento da capacidade laboratorial e de recursos humanos das instituições.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, que participou do workshop, falou da importância de se discutir os indicadores de CT&I no Estado. “Precisamos apostar em novas tecnologias. O Estado vai começando a entender que é preciso dar um passo mais largo nesse setor. E para dar esse salto, atrair empresas, ou incentivar as nossas empresas a investir em tecnologia é necessários nos conhecer bem. Esse é o nosso esforço”, disse o Secretário, acrescentando que, com o Observatório o Estado passa a ter uma noção exata de onde estamos localizados, onde estão as pessoas, empresas, universidades que fazem pesquisa e quais pesquisas estão sendo realizadas. “Está bem informado é amaneira mais adequada de mostrarmos, vendermos nosso Estado e atrair empresas com patamar mais elevado”, concluiu.

Outro objetivo do Observatório de CT&I é proporcionar a articulação e interação entre as universidades, centros de pesquisas, empresas e agentes financiadores de forma a auxiliar na construção de um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Estado do Ceará. Colaborar para o desenvolvimento de uma cultura de gestão da ciência, tecnologia e inovação, mediante o apoio à promoção de eventos que contemplem ações de vanguarda, tais como cursos, seminários, oficinas etc.

A iniciativa integra as ações do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR), que objetiva garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado programados no Plano Plurianual – PPA, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social que seja ambientalmente sustentável. Os recursos foram obtidos pelo Governo do Estado através de empréstimo concedido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial).

Mais informações