Adufc debaterá situação da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) promove, na próxima quinta-feira (21), às 18h, palestra sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: a situação atual”, com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor e pesquisador Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro.

Adufc debaterá situação da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

Para o presidente da SBPC, “o que estamos vivendo é muito grave, uma crise econômica e política com consequências sociais muito sérias”. Ainda segundo ele, “precisamos prestar nosso apoio às universidades públicas, que estão vivendo um momento muito difícil”, conclui o Professor Ildeu de Castro.

A iniciativa é uma parceria entre a Adufc-Sindicato e a SBPC, e tem como objetivo instituir um espaço de debates interdisciplinares e fortalecer a relação do Sindicato com a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio da discussão de temas de interesses comuns, sobre Ciência, Tecnologia e Cultura.

Sobre o palestrante

Doutor em física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física e de programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na UFRJ, e em mestrado em divulgação científica (Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ). Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. É Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2019).

Serviço

Palestra: “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: a situação atual”

Data: quinta-feira (21)
Hora: a partir das 18h
Local: Auditório da ADUFC-Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – Benfica)
Aberto ao público