Candidatas a Miss Peru protestam contra feminicídio durante concurso

As candidatas a Miss Peru mudaram o script do concurso do último domingo (29) e, ao invés de exibirem suas medidas, denunciaram as estatísticas sobre feminicídios no país.

Concurso Miss Peru - Efe

“Meu nome é Camila Canicoba e represento o departamento de Lima. Minhas medidas são: 2.202 casos de feminicídios registrados nos últimos nove anos no meu país”, afirmou. “Minhas medidas são: 82 feminicídios e 156 tentativas neste ano”, disse Karen Cueto, outra participante.

Já Juana Acevedo lembrou que mais de 70% das mulheres já foram vítimas de assédio sexual. “Sou Diana Rengivo, de Ucayali, e mais de 300 mulheres em meu departamento são agredidas física e psicologicamente”, disse a candidata em outro momento da competição, em uma dinâmica que também foi repetida por outras.

"Minhas medidas são: 81% dos agressores das meninas menores de 5 anos são próximos da família”, afirmou Melody Calderón, representante de La Libertad.

Segundo informações do jornal El Comercio, as manifestações continuaram também no desfile de trajes de banho. Jessica Newton, organizadora do evento, destacou que as mulheres são livres de atuar e se vestir como quiserem. Disse também que ninguém tem o direito de faltar-lhes com respeito e muito menos de tocá-las.

Quando 13 das finalistas desfilaram em traje de banho, Leslie Shaw cantou a música “Siempre Más Fuerte”, gravada para uma campanha contra a violência doméstica.