Portugal, do fado ao pop

Na partida que deu a Portugal seu passaporte para a Copa da Rússia, dias atrás, Cristiano Ronaldo e os seus receberam no Estádio da Luz as bênçãos efusivas de sua mais cosmopolita torcedora.

Lisboa - Luísa Ferreira

Madonna está desde o verão europeu de CEP novo. Está reformando um palácio em Sintra e, hospedada provisoriamente com a família no Pestana Palace, onde a suíte principal tem diária de 2 mil euros (7,4 mil reais), para lá vai se mudar.

A Quinta do Relógio foi construída no século 18, fica no centro da vila, tem sete quartos, sete banheiros, três salas e um jardim de plantas tropicais e exóticas. Custou a Madonna 7 milhões de euros (26 milhões de reais).

A adesão de uma pop star de tal visibilidade aos encantos da pátria lusitana serve de símbolo ao belo momento que Portugal está vivendo. O país gemeu na crise de 2008-2009, teve seu setor bancário fragilizado, o segmento imobiliário fraquejou, a economia rearranjou-se em estilo volta-ao-básico (agricultura, vinicultura, turismo) e menos de dez anos depois os índices de crescimento econômico são expressivos, sem lançar mão do garrote torpe da “austeridade”, e a política passou por uma fase de depuração ética sem exibicionismo judicial e sem comprometer a democracia e as liberdades civis.

Celebridades como Harrison Ford fazem hoje fila nas imobiliárias de Lisboa, mas há quem, como o jogador Wayne Rooney, hoje no Everton, prefira seguir a rota tradicional dos britânicos. Rooney procura um pied à terre no Algarve, mais ao sul.

Segundo as más línguas, por acreditar que possa encontrar, diante do mar, a tranquilidade para amenizar sua compulsão por uma cervejinha. Por Portugal já anda há tempos outro craque dos gramados, Éric Cantona, ex-Manchester United, raro exemplo de francês que os ingleses passaram a amar.

Reconvertidos em condomínios cool, palácios seculares atraem moradores igualmente descolados. No Palácio Santa Helena, do século 16, antiga residência dos condes de São Martinho, os hoje vizinhos Monica Bellucci e Michael Fassbender compartilham a deslumbrante vista do Tejo lá do alto do típico bairro da Alfama.

O designer de sapatos Christian Louboutin também tem seu apartamento num palácio da Alfama, além de uma quinta na Praia da Comporta. Foi ele quem convenceu seu compatriota Philippe Starck a se mudar para Portugal. O designer de tudo optou por uma casa longe da multidão, entre Lisboa e Cascais.

David Banda, o filho de 11 anos de Madonna, já está tão aclimatado que bate bola com a camisa do Benfica, mas se alguém pode ser de fato chamado de local é o norte-americano John Malkovich. O ator deixou-se seduzir há 15 anos pela beleza de Lisboa, comprou um imóvel quando os preços desabavam e fixou residência definitiva.

Abriu, em sociedade, o restaurante Bica do Sapato, à beira do Tejo, e, depois, a alguns passos dali, o mais badalado night club da capital, o Lux Frágil, cuja entrada faria ruborizar as milícias carolas do nosso MBL.