Por ameaças, debate sobre literatura LGBT é transferido duas vezes

O MBL ataca novamente. E fez com que, por razões de segurança, a Câmara Rio-Grandense do Livro, que organiza a Feira do Livro de Porto Alegre, transferisse, ontem (11), duas vezes, o local onde seria realizado o debate Os Livros Fora do Armário: A Literatura Orgulhosamente LGBT. Inicialmente previsto para o Santander Cultural, mudou depois para o Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo; e finalmente para o Teatro Carlos Urbim, também na capital gaúcha.

Feira do Livro de Porto Alegre debate A mesa “Os Livros Fora do Armário: A Literatura Orgulhosamente LGBT” - Iris Borges CRL 2017

O motivo foram as ameaças feita pelo após ameaças do Movimento Brasil Livre (MBL) a outras atrações da programação. “Nós tivemos dois eventos na Feira do Livro que não ocorreram de forma normal por causa de um problema com o pessoal do MBL”, disse Marcos Cena, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.. “Eles entram no evento e começam com indagações fora do lugar, filmam quem está participando da palestra e intimidam os palestrantes. Como se recusam a se retirar, acabam com o evento.”

“A Câmara teria recebido ameaças quanto à realização do debate no Santander Cultural, onde outros eventos e saraus já teriam sido interrompidos e os espectadores intimidados. Se a Feira do Livro não confia na capacidade do Santander de garantir a realização do evento, isso nos deixa de mãos atadas”, disse em um comunicado a editora Dublinense, uma das participantes da Feira e também do debate.

A atividade foi mediada por Nanni Rios e teve a participação dos escritores Natália Borges Polesso e Samir Machado de Machado.