Mautner cede direitos e A bandeira do Meu Partido é hino do PCdoB

Em mensagem gravada em vídeo, exibido no ato político e cultural do 14º Congresso do PCdoB, neste sábado (19), o cantor e compositor Jorge Mautner fez uma homenagem aos delegados, interpretando a canção A bandeira do Meu Partido, composta por ele em 1958, cujo direitos autorais ele cedeu ao partido.

Railídia Carvalho no Congresso - Júlio Bonfim

“A bandeira do meu partido / é vermelha de um sonho antigo / cor da hora que se levanta / levanta agora, levanta aurora!”, diz um trecho da canção que se torna o hino oficial do PCdoB e passa a fazer parte do cerimonial e em todas as atividades e eventos oficiais do partido, juntamente com o Hino Nacional e a Internacional Comunista.

A cantora e militante do PCdoB Railídia Carvalho foi quem interpretou a canção durante o ato. Logo nas primeiras estrofes, um mar de bandeiras vermelhas tomou conta do plenário que entoava o hino com punhos serrados, como forma de demonstrar a disposição de luta da aguerrida militância do partido.

No vídeo, Mautner ainda declamou o poema Quem é o Partido de Bertolt Brecht. “Quem é ele? Nós somos ele. Você, eu, vocês – nós todos”, diz um trecho do poema.

A abertura do evento foi feita com a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Myrla Muniz, acompanhada por músicos que executaram o hino com sanfona, zabumba, violoncelo e triângulo.

Confira a íntegra do hino A bandeira do Meu Partido:

A bandeira do meu partido / é vermelha de um sonho antigo / cor da hora que se levanta / levanta agora, levanta aurora!
Leva a esperança, minha bandeira / tu és criança a vida inteira / toda vermelha, sem uma listra / minha bandeira que é socialista!
Estandarte puro, da nova era / que todo mundo espera, espera / coração lindo, no céu flutuando / te amo sorrindo, te amo cantando!
Mas a bandeira do meu Partido / vem entrelaçada com outra bandeira / a mais bela, a primeira / verde-amarela, a bandeira brasileira.