Audiência debate política de combate à violência contra a mulher

Por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a Câmara Municipal de Fortaleza irá realizar nesta quinta-feira (23/11) audiência pública sobre os desafios e perspectivas das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher na Capital. O evento é uma referência ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro e está marcado para às 14h, no auditório do legislativo municipal.

Audiência debate política de combate à violência contra a mulher em Fortaleza

O objetivo da audiência é fazer um balanço dos avanços já conquistados pelas mulheres no combate à violência e ao feminicídio na cidade, como também dar visibilidade à demanda pela abertura da Casa da Mulher Brasileira, equipamento que está finalizado desde setembro de 2016 e não é inaugurado pelo Governo Federal. Quando estiver em funcionamento, o espaço, localizado no bairro Couto Fernandes, irá reunir diversos serviços de atendimento à mulher vítima de violência de gênero.

Foram convidados para o debate toda a rede de proteção à mulher de Fortaleza, como as coordenadorias especiais dos Governos Estadual e Municipal, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Juizado Especial, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Centro de Referência, as Secretarias de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Ceará, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará e outros.

Campanha
A agenda abre a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – mobilização anual criada em 1991 e que ocorre no País entre 20 de novembro e 10 de dezembro. No Ceará, diversas organizações governamentais, assim como representantes do legislativo e da sociedade civil se uniram em mobilização estadual.

Números
Apesar dos avanços na legislação e no enfrentamento da problemática, pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança mostra que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência em 2016. O número é alarmante: 503 mulheres brasileiras são vitimadas a cada hora.

O estudo também mostra que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram. Apenas 11% procuraram uma delegacia da mulher e 13% preferiram o auxílio da família.
“Daí a importância de continuarmos debatendo, divulgando, alertando e focando este tema. Nossas mulheres ainda não estão completamente encorajadas e informadas”, destaca a vereadora Eliana Gomes.

Serviço:
23/11 – 14h – Audiência Pública na Câmara Municipal de Fortaleza
Agenda dos 16 Dias de Ativismo:
27/11 – 08h às 17h – Seminário sobre o Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Assembleia Legislativa
28/11 – 08h às 17h – Capacitação para profissionais de Segurança Pública
04/12 – 16h – Sessão Solene de entrega da Comenda Jana Barroso na Assembleia Legislativa
10/12 – 16h – Ato e Caminhada contra o Feminicídio, com concentração no aterro da Praia de Iracema
20/11 a 10/12 – Oficinas em Fortaleza e no Interior