Mulheres se unem contra o machismo e pelo fim da violência de gênero

A comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife, recebe neste sábado (25) ato de repúdio à violência contra a mulher. A iniciativa é de vários coletivos de mulheres com atuação na cidade, dentro da programação que marca em todo o Brasil e no Mundo os 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. No Brasil, a campanha começa oficialmente neste sábado (25) e se estenderá até o dia 10 de dezembro. 

Mulheres se unem em ato contra o machismo e pelo fim da violência de gênero - Divulgação

Segundo Mariana Bianchi, ativista da causa e integrante do Maracatu Baque Mulher, a concentração para o ato será na igreja do Pina, na Avenida Herculano Bandeira, a partir das 9h. “Às 9h30 sairemos em caminhada pelo bairro do Bode, com panfletagem e porta a porta em mais uma manifestação pelo fim da violência contra a mulher”, explicou.

Programação oficial no Recife

No Recife, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, montou também uma programação alusiva à campanha, que começa neste sábado (25), com uma série de atividades que seguem até o dia 10 de dezembro. Rodas de diálogos, oficinas, cine debates, seminários e divulgação dos serviços de prevenção e enfrentamento à violência de gênero são algumas das ações que acontecerão em associações comunitárias, Upinhas, mercados públicos e parques. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

O Parque Santana é o primeiro a receber a maratona de atividades. No sábado, das 15h às 17h, a equipe técnica da Secretaria da Mulher divulgará as ações da pasta e realizará oficinas de prevenção à violência de gênero. Além do Santana, serão contemplados, no decorrer da programação, os parques da Macaxeira, Jaqueira, Dona Lindu e Baobá. As rodas de diálogo começam no dia 28, das 9h às 12h, em Upinhas, associações comunitárias, Centros de Assistência Social (CRAS), Hospital da Mulher e no Compaz do Alto Santa Terezinha.

No dia 29, haverá o II Seminário Maria da Penha vai à Escola – Por uma Educação Não Sexista, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. O evento visa debater, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, as relações de gênero nas escolas municipais e apresentar um balanço de dois anos de atuação do projeto. O seminário é voltado para educadores e tem início às 13h.

Em dezembro, terá início os cine-debates sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em associações comunitárias e CRAS. No dia 1, a partir das 13h, é a vez do I seminário " A importância da prevenção à violência de gênero: dialogando para fortalecer as mulheres", do Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago em parceria com o Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco (MMPE). O evento é aberto e ocorrerá no auditório do MPPE, localizado no bairro da Boa Vista.

A divulgação dos serviços da pasta nos mercados públicos da Boa Vista, Encruzilhada, São José e Madalena começam a partir do dia 2 de dezembro, das 9h às 11h. A Secretaria também participará da Jornada de Direitos Humanos, da pasta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

16 dias de ativismo

O movimento internacional segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero, o combate à cultura do machismo e o fim da violência contra a mulher. O tema da edição deste ano é “Não deixar ninguém para trás: acabar com a violência contra mulheres e meninas”