Professor de Direito da USP processa Janaina Paschoal por difamação

O chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da USP, Salomão Shecaira, entrou com uma ação judicial por difamação contra a professora e advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Impeachment-Janaína Pascoal - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em setembro, Janaina protestou em sua conta no Twitter por não ter sido classificada para o concurso de professor titular do departamento. Na época, ela afirmou, na rede social, que Shecaira tinha "relação estreita" com o primeiro colocado no concurso, o professor Alamiro Velludo.

Janaina também acusou Velludo de plágio, por ter copiado ideias da tese de um doutorando, Leandro Sarcedo. E que Shecaira, que foi orientador de mestrado e doutorado de Sarcedo, foi conivente com o fato de que Velludo, candidato no concurso de professor, apresentou ideias de outra pessoa e não sofreu nenhuma punição ou perda de pontos no concurso.

Em outubro, em entrevista ao Estado de S.Paulo, Janaina disse que entraria com recurso para anular o resultado final do concurso: "Não tenho como negar a perseguição, não é só política. É maior do que isso, é de valores mesmo (…) Eu já sabia que não teria a menor chance de ganhar pelas questões políticas, eu já esperava ser reprovada. Eles me veem como uma conservadora”.