China e Cuba dispostas a estreitar cooperação entre sindicatos

A Federação Nacional de Sindicatos da China (Acftu) e a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) manifestaram disposição de estreitar a cooperação e apoiar os planos de atualização socioeconômica em seus países, confirmou hoje uma nota oficial

Central dos Trabalhadores de Cuba

Durante uma reunião efetuada nesta capital, o vice-presidente do grêmio asiático, Li Yufu, e o secretário geral da CTC, Ulisses Guilarte, expressaram suas posturas e também o caráter estratégico e especial das relações sindicais.

Ambos os dirigentes trocaram sobre o papel de suas organizações depois da entrada da China numa nova era de renovação e do processo que empreendeu Cuba para atualizar seu modelo econômico e social.

Li indicou que a amizade e a irmandade entre os dois países e seus povos permitiram ampliar e potenciar a troca da Acftu e a CTC em temas de mútuo interesse, precisa a nota diplomática.

Por sua vez, Guilarte referiu-se ao recente diálogo do Partido Comunista de Chinesa (PCCh) com partidos políticos a mais de 120 países do mundo e considerou-o uma iniciativa importante para conseguir uma comunidade de futuro compartilhado com paz duradoura, segurança, prosperidade, abertura, equidade e justiça social.

O dirigente cubano, quem é também membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, encabeçou a delegação da ilha nesse foro, celebrado de 30 de novembro a 3 de dezembro em Beijing. Ademais sustentou encontros com altos servidores públicos chineses e percorreu a Escola Central do PCCh.