OAB-SE denuncia marcha de desmoralização das universidades públicas

"Existe um plano deliberado para desmoralizar as universidades públicas", afirma o presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, diante de mais uma ostensiva operação da Polícia Federal realizada na Universidade Pública Federal de Minas Gerais. "As pessoas estão sendo execradas antes mesmo de serem ouvidas. Isso é aterrador e precisa ser combatido com firmeza!", disse.

Henri Clay Andrade - OAB Sergipe

Segundo Andrade, a falta de cuidado com a honra das pessoas e a imagem das instituições revela afronta à Constituição Federal e absoluto desrespeito à dignidade da pessoa humana e ao princípio da presunção de inocência, valores fundamentais da ordem jurídica do Estado Democrático.

Henri Clay lembrou que recentemente outra operação policial realizada na Universidade Federal de Santa Catarina levou à prisão o seu reitor, professor Luiz Carlos Cancellier. "A humilhação pública provocou o suicídio do renomado e até então respeitado professor universitário", diz.

"Desconfio que essas operações midiáticas e açodadas podem ser motivadas por uma engenhosa política de Estado tramada para privatizar as universidades públicas federais", concluiu o dirigente da OAB.