PCdoB do Recife elege direção e debate desafios do próximo biênio 

 O Comitê Municipal do PCdoB do Recife elegeu a diretoria executiva que vai conduzir os rumos do partido na capital no biênio 2017-2019. A escolha do presidente e dos coordenadores de áreas de atuação e organização partidária, como Organização, Formação, Finanças, Mulheres, Comunicação e Movimentos Sociais, aconteceu durante a primeira reunião plenária dos 35 membros do Comitê Municipal, eleitos na 15ª Conferência realizada em outubro passado.

PCdoB do Recife elege direção executiva e debate desafios do próximo biênio - Luciano Siqueira

A reunião plenária se dividiu em dois momentos. No primeiro, no dia 1º de dezembro, sexta-feira, os militantes e dirigentes comunistas se debruçaram sobre aspectos da vida da cidade do Recife abordados pela economista Tania Bacelar , que comentou as contradições socioeconômicas da cidade; a arquiteta e urbanista Norah Helena dos Santos, que falou sobre desigualdades sociais e seus reflexos nas condições de moradia; e George Braga, que abordou a correlação de forças na política local. No dia seguinte, sábado, 2, o pleno do Comitê debateu as propostas e rumos para a organização partidária nos próximos dois anos.

Na reunião, segundo o presidente reeleito José Bertotti, foram debatidos também os vários desafios do partido no Recife. “O primeiro grande desafio é compreender, de maneira completa, o resultado do 14º Congresso Nacional realizado em novembro deste ano, que aponta para o Brasil a nossa opinião sobre como sairemos dessa profunda crise vivenciada hoje em nível social, econômico, político e institucional. Para isso, o PCdoB, inclusive, apresentou a pré-candidatura da deputada Manuela D’Ávila à Presidência da República. Hoje Manuela tem discutido com todas as forças políticas, não só com os partidos políticos, mas com toda a sociedade, como o PCdoB encara o desafio de fazer com que o Brasil inicie um processo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda baseado no trabalho, no desenvolvimento da indústria, do conhecimento e na valorização do trabalhador”, afirmou.

Como segundo grande desafio, José Bertotti citou a necessidade de barrar o retrocesso social que se vive no país. “O governo ilegítimo de Temer é a representação e a negação de todas as aspirações do povo brasileiro do ponto de vista dos direitos sociais, do ponto de vista de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e, principalmente, a negação da democracia em nosso país. Então, diante disso, a direção municipal do PCdoB fez uma discussão, inclusive com convidados, pessoas que debatem a realidade do Recife, para que essa proposta apresentada no 14º Congresso se traduza em nosso local de atuação”, destacou.

Berttotti explicou ainda que as questões abordadas nas palestras dos convidados são questões fundamentais para que os comunistas compreendam que 2018 deve significar para o Brasil a retomada do processo de desenvolvimento ‘até porque lutamos para que as eleições de 2018 sejam realizadas’.

“Nelas, o PCdoB luta para constituir sua chapa própria de deputados federais e uma bancada de deputados estaduais. Outra situação colocada para discussão na reunião do Pleno é a pré-candidatura da deputada federal Luciana Santos à senadora por Pernambuco, que foi apresentada na 20ª Conferência Estadual do PCdoB e teve uma excelente acolhida por parte do conjunto das forças políticas. Luciana Santos jogou um papel fundamental na luta contra o impeachment, é uma das principais parlamentares do Congresso Nacional e presidenta nacional do PCdoB, um partido que também finca o seu papel como aquele que participou do processo de desenvolvimento econômico do nosso estado, que hoje luta para que nós possamos retomar a perspectiva de desenvolvimento”.

Para Bertotti, é nesse sentido que a direção municipal do Recife fez sua primeira reunião plenária, elegeu sua direção executiva e discutiu o planejamento de ações vindouras com todos os camaradas. “Nosso objetivo é envolver toda a militância e dar continuidade ao exitoso processo de conferências que reuniu mais de mil camaradas em 47 Bases em toda a cidade, para que o PCdoB do Recife dê sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e, fundamentalmente, para que no Recife o debate político seja um debate elevado para que nós possamos garantir o desenvolvimento da cidade com a marca do nosso partido”.

Direção Executiva

A Diretoria Executiva eleita para o biênio 2017-2019 está assim constituída: José Antônio Bertotti (presidente); Tadeu Lira (Organização); Silvana Valdevino (Finanças); Glauce Medeiros (Mulheres); George Braga (Comunicação); Inamara Mélo (Formação); Alessandro Freitas (Movimentos Sociais), e mais: Luciano Siqueira; Antonieta Trindade; vereador Almir Fernando; Zélito Passavante; Thauan Fernandes; Cida Pedrosa; João Alberto; José Luís Simões e Maria Auxiliadora.

Audicéa Rodrigues
Do Recife