Com Mais Saneamento, Maranhão é o estado que mais melhorou praias

Levantamento da Folha aponta o Maranhão como o estado que mais melhorou a qualidade das praias entre 2016 e 2017. é o que aponta matéria publicada nesta quinta-feira (21). Foram analisadas 16 praias de São Luís e cinco de São José de Ribamar. Todas elas apresentaram qualidade melhor no período de um ano, o que representa um aproveitamento de 100%.

Maranhão praias - Reprodução

O levantamento feito pela Folha inclui 1.217 praias em 13 Estados do litoral e analisou a presença de bactérias na água, sendo que 43% estavam boas, 30% regulares, e 28% ruins ou péssimas. Ou seja, de cada dez praias, cerca de três estavam ruins ou péssimas. Em 2016, 29% de 1.180 praias tinham essa situação.

Segundo o jornal, desse total, 196 pontos tiveram piora na qualidade da água. E 222 pontos tiveram melhora, incluindo as 21 da Grande São Luís.

Mais Saneamento

A balneabilidade das prais é parte dos avanços conquistados pelo estado. Quem anda pelas ruas nem percebe o volume das obras que se avolumam sob os próprios pés.

Desde 2015, o governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PCdoB), vem investindo fortemente em saneamento básico e limpeza das praias e lagoas, ajudando a devolver a qualidade das águas.

O Programa Mais Saneamento tem como meta garantir que 70% do esgoto de São Luís, por exemplo, seja tratado até 2018. Antes de 2015, era menos de 6%. Para isso, o governo destina mais R$ 350 milhões de recursos na região metropolitana.

O trabalho inclui a construção das Estações de Tratamento de Esgoto, das redes coletoras e das estações elevatórias. A ETE do Vinhais, por exemplo, já foi inaugurada e mais de 80 quilômetros de redes coletoras foram implantadas. Trata-se de uma das maiores estações do Nordeste, responsável diretamente pelo tratamento de 40% do esgoto da capital, atingindo 48 bairros da Ilha e beneficiando cerca 350 mil moradores.

Outra obra importante foi a efetuada no trecho da avenida Daniel de La Touche, que tem grande circulação em São Luís, onde foram trocados 2.200 metros de uma rede de esgoto instalada em 1984.

Com as obras, a elevatória do Rio Pimenta não extravasa mais esgoto, o que também tem reflexo na qualidade das praias.

O governo reforça que não está entregando equipamentos novos, mas recuperando os já existentes. Além disso, a gestão Flávio Dino reforça que o programa Mais Saneamento, está retirando pontos de esgoto em rios e na Lagoa da Jansen, bem como a construção de duas Estações de Tratamento e a implantação e substituição de outras redes de esgoto defasadas há anos na Região Metropolitana.

Metas

Uma das metas do programa é elevar o índice de tratamento de esgoto da Ilha de São Luís até 70%, até 2018.