Flávio Dino é o governador que mais cumpriu promessas, aponta G1

Um levantamento do G1, que pertence ao Grupo Globo, mostra que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi o gestor que mais cumpriu promessas feitas na campanha eleitoral de 2014 até o momento. Dino já tirou do papel, total ou parcialmente, cerca de 92% dos comprimissos assumidos. É o maior porcentual entre todos os 27 governadores avaliados. A média nacional de promessas cumpridas ou em andamento pelos gestores está em torno de 60%.

Flavio Dino - Reprodução

O ranking do G1 inclui todos os governadores do país e confirma que, mesmo em meio à crise econômica e política vivida pelo Brasil, Dino vem promovendo uma verdadeira revolução em seu estado. O governador comunista é pré-candidato à reeleição. 

Faltando apenas um ano para o fim do mandato, somados, os governadores de todos os estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% das 1.035 promessas que assumiram durante a campanha.

Outros 26,7% dos compromissos foram executados apenas parcialmente – ou seja, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais na atual gestão são 38,7%. O restante das propostas não foi avaliado. 

O levantamento aponta que, até então, Flávio Dino, na liderança, realizou 22 dos compromissos assumidos em campanha. Doze outras promessas estão em andamento e três não foram cumpridos ainda. Os 92% atingidos por Flávio são bem acima da média nacional, de 60%.

Entre as promessas já executadas total ou parcilamente estão implementar o Bolsa Escola, aumentar a rede de ensino em tempo integral, reformar e recuperar as escolas do Estado, aumentar o número de médicos no Maranhão, aumentar o número de policiais, criar a Secretaria de Transparência e Controle, instituir o Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Promunicipio), criar uma rede estadual de educação profissional, implantar um novo modelo de governança da segurança pública e aumentar as vagas nos estabelecimentos penais.

De acordo com o G1, os outros estados que mais se aproximam do percentual de promessas cumptidas pelo govrenador do Maranhão são Rondônia (85%), Goiás (82%), Ceará (80%) e São Paulo (75%).

No estudo, foram analisadas promessas relacionadas ao combate à corrupção, transparência, administração, economia, segurança pública, turismo, direitos humanos e sociais, educação e cultura, meio ambiente e agronegócio, esporte, habitação, saúde, mobilidade urbana e infraestrutura.