Lançamento do Comitê Popular em Defesa da Democracia no Espírito Santo

 Na segunda feira (15/01), no Espírito Santo, foi realizada a plenária de lançamento do Comitê Popular em Defesa da Democracia e pelo direito de Lula ser candidato em 2018

CPDD

 Claudio Machado*

Na sede do Sindicato dos metalúrgicos estiveram presentes aproximadamente 150 pessoas, representantes de diversas entidades e partidos, vereadores, deputados, que assinaram o manifesto de lançamento do Comitê.

A cada dia fica mais evidente a adesão popular à causa da defesa da democracia, um valor universal e tão essencial à liberdade do ser humano e aos avanços civilizacionais, mas que desde o golpe que afastou a presidenta Dilma, vem sendo destruída pela cada vez maior truculência do governo golpista, pelos ataques e destruição de importantes marcos democráticos da Constituição Federal e pelos direitos suprimidos em decisões tomadas nos balcões de negócios em que se transformou o congresso nacional.

E, na atual conjuntura, a defesa da democracia não faria sentido se não tivesse na sua centralidade, a defesa do direito de Lula ser candidato, direito que os golpistas tentam suprimir com o uso arbítrios cometidos por setores do poder judiciário como arma de guerra, mecanismo conhecido nos manuais das atividades bélicas como lawfare, que no caso de Lula, do afastamento da presidenta Dilma e outros assemelhados, representa o uso indevido dos recursos jurídicos para fins de perseguição política.

O PCdoB orienta a sua militância a se engajar firmemente nessa luta, na defesa incondicional e ativa da democracia, que interessa a toda a sociedade, não apenas a um partido ou ao nosso campo ideológico. Não podemos permitir que o Brasil siga o caminho do  autoritarismo, da submissão a interesses estrangeiros conflitantes com os interesses  de nosso povo.

No dia 24 de janeiro, a partir das 8 horas, o Comitê Popular de  Defesa da Democracia realizará uma vigília que irá se estender até o final do julgamento do recurso apresentado pela defesa de Lula à segunda instância da  justiça federal, procurando reverter a infame condenação sentenciada pelo carcereiro da Guantânamo de  Curitiba.

Convidamos todas e todos democratas para que estejam presentes nesse ato, independente  de filiação partidária e de alinhamentos ideológicos, pois o que está em jogo é  a democracia e é certo que a maioria esmagadora dos brasileiros tem a  liberdade como um valor fundamental.