Manuela em debate: "Nas democracias, quem faz juízo político é o povo"

Logo após o ato das mulheres nas ruas em Porto Alegre, em defesa da democracia e do ex-presidente Lula, Manuela participou, na tarde desta terça-feira (23), do debate Ação Global anti Davos: contra o ataque neoliberal – rumo ao FSM, que ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa Estado do Rio Grande do Sul.

Manuela - Foto: Mídia Ninja

Ao lado de lideranças sociais e políticas de todo Brasil que debatem as políticas liberais em atividade preparativa do Fórum Social Mundial, Manuela celebrou a cidade que é palco de luta democrática. “Essa Porto Alegre que esboçou os primeiros governos democráticos e populares do continente e contagiou o mundo, é hoje a Porto Alegre marcada pela judicialização da política e pelo neoliberalismo que mata, celebrado em Davos”, disse.

A deputada esclareceu ainda que enquanto defende Lula ser candidato na próxima eleição, está dizendo que as saídas para a crise no Brasil devem ser radicalmente democráticas e de construção de projetos de desenvolvimento nacional. “É isso que está em jogo e faz com que a gente se reúna e não possamos admitir em hipótese nenhuma as eleições sem o Lula”, declarou a parlamentar.

Segundo Manuela, sua pré-candidatura acredita que as eleições livres são as eleições com o ex-presidente e que o juízo político se dá nas urnas. “O juízo político é o juízo do povo nas urnas. E é esse juízo ao qual o Lula deve ser submetido”, afirmou.

Para a pré-candidata, a lição que deve-se tirar deste golpe é que ele não aconteceu apenas para tirar a presidenta Dilma Rousseff do poder e sim para impor uma agenda ultraliberal, com a retirada de direitos do povo brasileiro e destruição da democracia.

Reflexo disso, disse Manuela, foi a aprovação da reforma Trabalhista e a Emenda Constitucional 95, que pune a todos, mas sobretudo as mulheres. “Quando as políticas sociais são diminuídas, somos nós mulheres que ficamos presas dentro de casa sem voltar à vida”, concluiu Manuela.

Participam ainda do evento "em defesa da democracia, da soberania das nações e dos direitos das trabalhadores e trabalhadoras", os senadores Roberto Requião, Paulo Paim (PT), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a presidenta da UNE, Mariana Dias e do MTST, Guilherme Boulos.

No fim da tarde está marcado um ato político cultural com a presença do próprio ex-presidente Lula na esquina democrática.