Encontro Regional Eleitoral da Região Metropolitana de Vitória/ES

 O Encontro Regional Eleitoral ocorrido ontem (25/01) em Vitória, foi um evento muito significativo para o partido, para militância e direção.

Encontro Eleitoral

 Anderson Falcão e Claudio Machado*

A participação da militância tem sido muito expressiva, resultado não apenas como resultado do intenso esforço que o Partido está fazendo na mobilização, mas também pelo grande interesse pelo debate sobre a conjuntura política e sobre as eleições de 2018, temas confluentes.

Significa que há uma demanda reprimida para debater o quadro político atual, que apesar de desfavorável pela correlação de forças, é favorável pela rejeição popular ao projeto ultraliberal imposto ao país pelas forças do consórcio golpista.

Significa que o processo eleitoral tem sido entendido como uma das saídas na atual quadra de disputa.

A militância quer debater e quer contribuir. Muitas e muitos militantes tem aproveitado os encontros para demonstrar o compromisso com o partido e com a luta, se solidarizando com o projeto eleitoral do partido, se oferecendo para a disputa eleitoral, compreendendo o quanto é vital para o PCdoB seu fortalecimento nesta frente de luta.

Essa constatação impõe à direção estadual e municipais enorme responsabilidade. Daqui para a frente irá se intensificar a demanda da militância por debates e formas de contribuir com a disputa eleitoral. A direção precisará garantir e construir espaços para dar vazão a essa demanda.

Está claro que o projeto eleitoral proposto pela direção estadual vai se consolidando a paços largos, em especial o gigantesco esforço que está sendo feito para que consigamos organizar uma chapa própria para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa e garantir a superação da cláusula de barreira na disputa por vagas na Câmara Federal, sem deixar de dar a devida importância às campanhas majoritárias, em especial para disputar as duas vagas que se abrem para o senado, para as quais já temos pré-candidatos e candidatas.

Esse cenário que vai se delineando requer da direção estadual ampla dedicação, que só poderá ser alcançada com o envolvimento decidido de cada uma e cada um dos/as dirigentes, trabalhando intensamente para que o projeto se consolide.

O Encontro Regional Eleitoral da região metropolitana de Vitória contou com a participação de mais de 60 militantes que se imprensavam no auditório do Sinpro, demonstrando grande interesse em participar do debate, ouvindo os debatedores e fazendo intervenções, sempre de elevado nível e consoante com as Resoluções da Comissão Política Nacional e do Comitê Estadual sobre as eleições de 2018.

O Encontro contou com a participação de representantes de diversos segmentos sociais do movimento de massas nos quais o PCdoB tem participação determinante. Lideranças femininas, do movimento LGBT, movimento Negro, juventude, lideranças comunitárias, entre outros, marcaram presença e usaram da palavra.

A presença de parlamentares, lideranças políticas, sociais e partidárias nos eventos tem reforçado a unidade do partido e desejo de debate.

Neto Barros, nossa liderança mais expoente, esteve em três encontros. Edson Gomes, presidente do SindiEducação, secretário de finanças da CTB/ES e pré-candidato a deputado estadual; Humberto Mileip, vice presidente do Sindipol, diretor de finanças da Cobrapol, também pré candidato a deputado estadual  e  Jonas de Paula, pré-candidato a senador participaram dos quatro encontros realizados até agora. Namy Chequer, ex-vereador da capital com 5 mandatos,, Marcia Machado, ex- vice-prefeita de Vila Velha, dirigente do Sinpro e da CTB também estavam presentes, somando-se a diversas outras lideranças e dirigentes estaduais e municipais do PCdoB, garantindo um encontro concorrido e animado.

O diretor de Formação política do Sindipetro/ES, dirigente municipal da capital e dirigente da CTB/ES, Wallace Ouverney, aproveitou a oportunidade para colocar seu nome a disposição para concorrer a uma vaga na câmara federal, o que é motivo de destaque considerando a importância dos trabalhadores petroleiros na luta  do conjunto das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Outro destaque foi a presença massiva do movimento sindical, em especial do SINPRO e do SindiEducacão, que mobilizaram suas diretorias e garantiram forte presença no evento.

A cada encontro, uma injeção de ânimo se acumula para o próximo. Até agora foram realizados cinco eventos em Cachoeiro, Itapemirim, Aracruz, Baixo Guandu e Vitória. Pinheiros e São Gabriel sediarão os próximos e já se contagiam, prometendo "bombar".