Desentendimento entre Coreias após questões midiáticas

Pyongyang cancelou um evento cultural conjunto em protesto pela forma como a imprensa sul-coreana tem acompanhado a tentativa de reaproximação entre as Coreias, que vem acontecendo graças aos Jogos Olímpicos de Inverno

Treino da equipe unificada Coreana

A Coreia Popular cancelou um evento cultural que realizaria junto com a Coreia do Sul e que estava marcado para 4 de fevereiro, com a justificativa de que a imprensa sul-coreana está fazendo uma cobertura midiática “tendenciosa” e “insultuosa” em relação ao Norte, disse o ministério da Unificação da Coreia do Sul na segunda-feira (29), citado pela Reuters.

Em telegrama enviado a Seul, Pyongyang considerou-se insultada pela forma como a aproximação está sendo tratada pela imprensa de Seul, e sublinha que as medidas tomadas para as olimpíadas de Inverno, que vão acontecer em fevereiro no Sul, são sinceras.

A reaproximação de Pyongyang a Seul levou críticas de setores mais conservadores em relação ao presidente sul-coreano Moon Jae-in, que viu sua popularidade cair entre os incomodados com a aproximação. Na segunda-feira (29), a imprensa sul-coreana noticiou que os treinos da equipe feminina unificada têm acontecido com dificuldades, devido às diferenças no vocabulário esportivo utilizado em cada um dos lados da fronteira.

No início de 2018, a Coreia do Norte anunciou que iria enviar uma delegação de atletas e animadores nacionais ao Sul para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os dois países chegaram ainda a um acordo para que os seus atletas desfilassem juntos na cerimônia de abertura dos jogos, sob a mesma bandeira da Coreia unificada, e para que as jogadoras de hóquei no gelo se unissem em uma única equipe.

A linha telefônica oficial entre as autoridades do Norte e do Sul foi reaberta nos primeiros dias de janeiro, depois de um ano encerrada, e as delegações das duas Coreias voltaram a encontrar-se na zona desmilitarizada.

Apesar do desentendimento, a Coreia Popular irá participar das Olímpiadas de Inverno com a seleção de hóquei feminino unificada; assim, a possibilidade de aproximação entre ambos os países continua ativa.