Histórias cruzadas da elite branca e seus empregados negros

O filme Histórias Cruzadas é ambientado no estado do Mississipi (EUA) durante os anos 1960, no período que antecede a luta pelos direitos civis, e tem como protagonistas as empregadas Aibileen, vivida por Viola Davis – ganhadora do Oscar, e Octavia Spencer, que interpreta Minny Jackson, personagem que, além de enfrentar o racismo e os abusos dos seus patrões, convive com um marido violento que constantemente a agride.

Histórias cruzadas - Foto: Reprodução

O filme mostra como o racismo e a exploração da mão de obra negra está enraizada na sociedade estadunidense.

As empregadas negras ganham voz e começam a contar suas histórias quando Eugenia Phelan, personagem de Emma Stone, retorna à cidade depois de se desiludir com seu novo emprego no jornal local e decide escrever um livro sobre essas mulheres. Eugenia tinha uma relação muito próxima com sua antiga babá e empregada, que, sem razões aparentes, havia largado o seu emprego.

A trama dirigida por Tate Taylor transcorre em uma sociedade livre da escravidão, mas que continua com a segregação racial, reserva lugares separados para negros e brancos e que ainda força a mulher negra a largar seus filhos para cuidar da família branca. O filme foi lançado em 2011, com a temática dos anos 60, mas consegue explicar atualmente por que as negras ainda são maioria nos serviços domésticos, enquanto as brancas seguem uma carreira depois da universidade.

Ficha técnica:
Nome: The Help
Ano de lançamento: 2011 nos EUA e 2012 no Brasil
Diretor: Tate Taylor
Elenco: Viola Davis, Octavia Spencer, Emma Stone e Jessica Chastain