"FBI dita regras no Brasil", diz Bob Fernandes

O jornalista Bob Fernandes comentou a realização de um evento em São Paulo que reuniu executivos de empresas privadas brasileiras e estrangeiras para debater com policiais federais dos Estados Unidos ações de combate à corrupção, tendo como foco a chamada operação Lava Jato.. Fernandes considera que o FBI dita regras nas ações em que realiza com a Polícia federal brasileira.

Bob Fernandes

Na terça-feira (6), agentes do Departamento Departamento de Estado e da Polícia Federal (FBI) participaram de um evento promovido pela Câmara Internacional de Comércio – para executivos de empresas nacionais e estrangeiras. A ocasião, segundo o convite dos organizadores, era “uma oportunidade única para conversar com os responsáveis por inúmeras investigações nos Estados Unidos e América Latina e entender melhor como eles veem as investigações no Brasil”. O convite informava que seria abordada questões como: as melhores práticas para programas de compliance; a importância da cooperação das empresas acusadas de corrupção (mitigação de multas e punições) e a cooperação internacional e como as autoridades americanas e brasileiras têm colaborado nas investigações. 

 
Executivos perticiparam de seminário com policiais federais norte-amaricanos 
O evento, que contou com a presença de Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Corregedor-Geral da CGU, e não foi permitido aceso da imprensa, foi objeto de comentário do jornalista Bob Fernandes no Jornal da Gazeta. O jornalista relatou o histórico de interferência indevida dos Estados Unidos no Brasil através de ações policiais. Poderia ser apenas um evento corriqueiro, de natureza técnica, mas o jornalista desfez essa ideia ao sugerir que se imagine se a “nossa Policia Federal estrelando evento como esse em território norte-americano”.

Assista o comentário na íntegra: