Galo da Madrugada leva dois milhões de pessoas às ruas do Recife

O sábado de Zé Pereira tem dono no Recife: o Galo da Madrugada. Este ano, o 41º desfile consolidou o reinado da maior agremiação do mundo segundo o Guiness Book. Cerca de dois milhões de pessoas, mais uma vez, lotaram ruas e pontes para acompanhar a festa.

Galo da Madrugada - Foto: Foto: Paulo Paiva/ DP

Apesar da previsão meteorológica de tempo nublado, a chuva não apareceu durante o desfile. "Graças a Deus, São Pedro também veio trazer a sua força, o seu calor, sua alegria para que o folião brinque no Galo até os últimos raios do sol", festejou Rômulo Meneses. Muito pelo contrário, as ruas pegaram fogo e os foliões encararam o calor com muita disposição. Fantasiados, mostraram irreverência, crítica, bom humor, de crianças a idosos.

Com o tema “Galo 40 anos, Promovendo o Folclore e a Cultura de Pernambuco”, o bloco contou com atrações como Elba Ramalho, Alceu Valença, Vanessa da Mata, Zé Brown e Fafá de Belém.

Tradição, por sinal, foi a tônica do desfile. Seis alegorias fizeram alusão às principais manifestações culturais do estado, antigos carnavais e compositores com o tema “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”. Os carros Clarins e Trombetas (Anunciação); Abre-alas; Carnavais do passado; Pernambuco de todos os Carnavais; Grandes Compositores; e, por último, o Galo do Brasil e no Mundo foram idealizados pelo cenógrafo Ary Nóbrega.

Ao todo, são seis quilômetros percorridos em mais de 9 horas pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. Após os carros alegóricos com os clarins e trombetas, o abre-alas, estandarte e as bandeirasde Pernambuco e Galo da Madrugada, a ala dos bonecos gigantes fez homeagens ao fundador da agremiação Enáes Freire, ao Homem da Meia Noite e ao jornalista Francisco José. Outros bonecos também participaram do desfile, como os de Alceu Valença, Jota Michiles, Ariano Suassuna, Chico Science, Carlos Fernando e Luiz Gonzaga.

O Galo da Madrugada serve de inspiração para o carnaval de outros estados brasileiros e de alguns países, contribuindo para levar o frevo para fora do Recife. Um dos exemplos é o Galinho da Madrugada, que desfila desde 1992 em Brasília. Há também o Galo do Porto, em Porto Alegre, e o Galo na Neve, que nasceu na cidade de Trois-Rivières, no estado do Quebec, Canadá, em 2014.